Notícias Acabou, não há mais. Este é o último dia do Ford Fiesta

Produção

Acabou, não há mais. Este é o último dia do Ford Fiesta

Hoje, 7 de julho de 2023, marca o fim da produção do Ford Fiesta, terminando assim uma história de 47 anos.

Ford Fiesta ST 2021, traseira, com mulher ao seu lado
© Ford

Depois de 47 anos, oito gerações e mais de 16 milhões de unidades, o Ford Fiesta chega hoje ao fim da sua «vida», com o último exemplar a sair hoje da linha de montagem em Colónia, Alemanha.

Os últimos dois exemplares produzidos do Fiesta vão ficar com a Ford. Um será adicionado à coleção internacional do construtor (baseado em Colónia), enquanto o outro será entregue à coleção da Ford do Reino Unido.

Ford Fiesta 2021 gama
© Ford

Vítima dos tempos

Best seller da Ford na Europa há muitas décadas, o pequeno Fiesta é uma das vítimas da evolução a que temos assistido na indústria automóvel europeia.

Seja pelo aumento da exigência das normas ambientais e de segurança, ou pela transição para uma mobilidade elétrica e conectada, nem os volumes elevados de vendas conseguidos por utilitários como o Fiesta conseguem compensar a baixa rentabilidade normalmente associada a esta classe.

O lugar do Ford Fiesta será agora ocupado pelo Puma, proposta de maiores dimensões que assume o «formato da moda», e que consegue a rentabilidade desejada, graças aos preços superiores praticados.

Explorer, a outra razão para o fim do Fiesta

Há mais razões para o fim do Fiesta. A Ford Europa está a passar por um processo profundo de reestruturação que culminará numa viragem total para a eletrificação em 2030 (e até 2035 para os comerciais da divisão Ford Pro).

O Ford Explorer, um SUV 100% elétrico (do segmento do Kuga), é o próximo passo nesse plano, sendo o primeiro do género do construtor a ser produzido na Europa.

E a Ford decidiu produzi-lo precisamente em Colónia, onde o Fiesta era produzido… até hoje. Agora, de Colónia, sairão apenas Explorer e um segundo modelo 100% elétrico a ser conhecido em 2024.

É mais um passo para tornar Colónia, onde a Ford Europa está sediada, no seu centro de excelência para a eletrificação, num investimento que ascende a dois mil milhões de euros.

Será o fim definitivo para o nome Fiesta na Ford?

Sabe esta resposta?
O Ford Fiesta também foi vendido como…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»