Notícias Ford SuperVan 4.2. Tem o que é preciso para conquistar Pikes Peak?

Pikes Peak

Ford SuperVan 4.2. Tem o que é preciso para conquistar Pikes Peak?

A Ford já tinha anunciado a sua participação na próxima rampa de Pikes Peak com a SuperVan. Mas houve segredos que ficaram por revelar.

Ford SuperVan Pikes Peak - pista vista de frente
© Ford

Desde o final de fevereiro que já sabíamos que a Ford ia levar a sua poderosa SuperVan até à famosa Pikes Peak International Hill Climb. Uma prova com muita história na marca da oval azul e na qual já participa deste a primeira edição, em 1916, com um Ford Model T.

Agora foi dada a conhecer a Ford SuperVan 4.2, a versão final da «super-Transit» destinada à «corrida até às nuvens», desenvolvida pela STARD (Stohl Advanced Research and Development).

O que muda na SuperVan 4.2

A SuperVan 4.2 é uma versão melhorada da SuperVan 4 que conhecemos em Goodwood em 2022. Mas o que mudou? Se respondessemos apenas «tudo», não devíamos estar muito longe da verdade.

Para começar, a SuperVan 4.2 foi totalmente reconfigurada do ponto de vista aerodinâmico. Conta com um novo e mega-spoiler traseiro e um splitter dianteiro, feitos em fibra de carbono. Com o mesmo objetivo de reduzir a massa total, também o chassis foi modificado (não foi divulgado de que forma).

Porém, o foco parece ter estado nas exigências aerodinâmicas da rampa de Pikes Peak que, relembramos, começa nos 1440 m e sobe até aos 4302 m, onde o ar é mais rarefeito. Assim, o novo pacote aerodinâmico permite gerar praticamente duas toneladas de força descendente (downforce) a 242 km/h (150 mph).

Ford SuperVan Pikes Peak - 3/4 traseira estática
© Ford

Quanto ao grupo propulsor, agora, em vez de quatro motores elétricos, estão presentes «apenas» três. A configuração escolhida é a de um motor elétrico instalado no eixo dianteiro e dois no eixo posterior.

A tração continua a ser integral, mas a potência desceu dos 2000 cv da SuperVan 4 para uns «singelos» e pouco mais de 1400 cv (1050 kW).

Para os alimentar, está presente um conjunto de células Ultra High Performance Li-Polymer NMC da STARD (polímero de lítio de desempenho ultraelevado / Níquel Cobalto Manganês). Além disso, a potência de regeneração de energia chega agora aos 600 kW.

Os veios de transmissão foram melhorados e tudo o que não fazia falta, foi excluído. Tudo com o objetivo de reduzir a massa da Ford SuperVan. Até o para-brisas foi produzido em acrílico extrudido (Perspex).

Ford SuperVan Pikes Peak - aerodinâmica
© Ford

A equipa de desenvolvimento da Ford SuperVan 4.2 renovou ainda o sistema de travagem deste modelo com discos de carbono. E para melhorar as ligações ao solo, foi escolhido um conjunto de jantes forjadas em magnésio, equipadas com pneus de competição da Pirelli.

Ao volante

Para pilotar esta nova versão, a Ford vai contar com a experiência de Romain Dumas, que participará pela oitava vez nesta prova. Dumas é o piloto que, em 2018, bateu o recorde de Pikes Peak, também com um elétrico: o Volkswagen ID. R.

Ford SuperVan Pikes Peak - interior
© Ford

Terá a Ford SuperVan 4.2 hipóteses de conquistar a vitória em Pikes Peak? Dumas já o tinha comentado antes: “Os motores de combustão interna perdem potência em altitude, os motores elétricos da SuperVan não têm essa perda”.

Por isso mesmo, Romain Dumas acredita que a SuperVan poderá ser “uma real candidata aos primeiros lugares”. E isso seria histórico: um furgão «demoníaco» e eletrificado a conquistar a «corrida até às nuvens».

Quando é a próxima Pikes Peak International Hill Climb?

A próxima edição da Pikes Peak International Hill Climb realiza-se já no próximo domingo, dia 25 de junho.

No caso de querer acompanhar o evento em direto, pode fazê-lo no canal de YouTube do Mobil 1.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta