Notícias Adeus, Fórmula E. Audi aposta no Dakar em 2022 e vai regressar a Le Mans

Desporto automóvel

Adeus, Fórmula E. Audi aposta no Dakar em 2022 e vai regressar a Le Mans

A partir de 2022 a Audi vai correr no Dakar. A marca alemã planeia ainda regressar a Le Mans na categoria LMDh. Para trás fica a aposta na Fórmula E.

Audi Dakar 2022

Os dados ainda são escassos, mas a informação é oficial. A partir de 2022 a Audi vai correr no Dakar tendo até já revelado um teaser do protótipo com que pretende “atacar” a mais conhecida prova de todo o terreno do mundo.

Segundo a marca alemã, a estreia no Dakar será feita com um protótipo que “combina uma mecânica elétrica com uma bateria de alta capacidade e um conversor de energia de alta eficiência”.

O “conversor de energia de alta eficiência” a que a Audi se refere é um motor TFSI que vai funcionar como extensor de autonomia, carregando a bateria. Apesar de já sabermos tudo isto, informações como a capacidade da bateria, a autonomia oferecida por esta ou a potência deste protótipo ainda são desconhecidos.

VÊ TAMBÉM: Mais equipamento e mais 14 cv para os novos Audi TTS Competition Plus
Audi Formula E
Apesar de deixar de ter um equipa de fábrica, a Audi planeia permitir que, no futuro, equipas privadas usem a mecânica elétrica dos seus carros de Fórmula E.

Para Markus Duesmann, presidente do conselho de administração, a Audi vai correr no Dakar pois este é “o próximo passo no desporto motorizado eletrificado”. No seu entender, a exigência extrema a que os veículos são sujeitos na prova é o “laboratório de testes perfeito” para desenvolver as soluções de eletrificação que a marca pretende aplicar nos seus modelos.

Regresso a Le Mans e adeus à Formula E

Apesar da estreia da Audi no Dakar captar a maioria das atenções, a aposta da marca alemã no desporto automóvel não se resume ao todo o terreno.

Desta forma, a marca dos quatro anéis prepara-se para regressar às provas de resistência, mais precisamente às 24 horas de Le Mans — tendo conquistado 13 vitórias entre 2000 e 2014 —, e Daytona, estando nos planos o ingresso na categoria LMDh. Para já, não há ainda qualquer data prevista para este regresso.

A mensagem mais importante para os nossos fãs é que o desporto motorizado continuará a desempenhar um papel importante na Audi

Julius Seebach, direotr da Audi Sport

Por fim, a Audi vai abandonar a Fórmula E após a época de 2021. Presente na categoria desde 2014, por lá a Audi conquistou até agora 43 pódios, 12 dos quais correspondentes a vitórias, e foi até campeã em 2018, planeando agora substituir o investimento oficial nesta categoria pela aposta no Dakar.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da variante híbrida plug-in do Audi A3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A3 híbrido plug-in anuncia 67 km de autonomia elétrica