Notícias Estes carros estiveram 40 anos fechados numa igreja e agora vão a leilão

Coleção

Estes carros estiveram 40 anos fechados numa igreja e agora vão a leilão

São mais de 230 carros clássicos, muitos deles em condição original e procuram novo dono. Interessados? O leilão é já no próximo mês de maio.

carros clássicos
© Gallery Aaldering

Numa era onde a informação quase não conhece barreiras e onde é cada vez mais mais difícil guardar segredos, ainda há quem consiga fintar as câmeras indiscretas que revelam quase tudo nas redes sociais.

Não é uma tarefa fácil. Principalmente quando falamos de um segredo composto por 230 carros clássicos guardados numa antiga igreja e em dois armazéns. Mas foi precisamente isso que um neerlandês, de forma muito discreta, conseguiu fazer durante 40 anos.

© Gallery Aaldering As imagens são impressionantes, não só pela raridade de alguns modelos mas também pela quantidade e estado de conservação.

As matrículas de alguns exemplares desta coleção parecem de origem portuguesa — e por conseguinte os carros também — mas não é o caso. A explicação é simples: até ao início dos anos 90, as matrículas holandesas eram muito parecidas com as matrículas dos carros portugueses.

Segredos que não duram para sempre

Sobre o dono desta coleção sabe-se apenas o essencial. O último nome, Palmen, a nacionalidade, neerlandesa, e que começou a colecionar carros depois de abandonar a compra e venda de automóveis, uma atividade que desenvolveu de forma profissional durante alguns anos.

Daí em diante, deixou as vendas e dedicou-se apenas a comprar carros clássicos para «alimentar» a sua coleção. Durante estes quarenta anos nunca vendeu nenhum carro, a coleção cresceu sempre.

coleção secreta
© Gallery Aaldering O ambiente pouco húmido ajudou a preservar a mecânica e as carroçarias.

Feitas as contas, a coleção do Sr. Palmen conta com cerca de 230 automóveis clássicos, oriundos de vários países. Há italianos (Alfa Romeo, Lancia, Maserati e Ferrari), franceses (Facel Vega), alemães (BMW, Mercedes-Benz e NSU), britânicos (Jaguar, Aston Martin e Rolls-Royce) e americanos (Chevrolet, Cadillac e Ford) na coleção.

Além destas marcas, conhecidas do grande público, há outras menos conhecidas mas que deixaram a sua marca na história do automóvel. Nomeadamente a Tatra, Monica, Moretti, Matra, Alvis, Imperia e Villard.

coleção de carros clássicos
© Gallery Aaldering Com uma pequena revisão, quase todos os carros estarão prontos a funcionar.

Carros clássicos bem guardados

De acordo com a Gallery Aaldering — a empresa que vai levar estes clássicos a leilão em parceria com a Classic Car Auctions —, estes modelos estiveram guardados numa igreja e em dois armazéns nos últimos 40 anos. Ver a luz do dia? O menos possível.

Um local que foi escolhido atendendo a dois critérios: estar longe de olhares indiscretos e não ser húmido, algo muito importante para preservar um clássico.

coleção de clássicos
© Gallery Aaldering De acordo com esta empresa, o Sr. Palmen raramente mostrou os seus carros a terceiros, fazendo desta coleção uma das mais secretas e bem guardadas da Europa.

Além disso, a maior parte da coleção foi mantida em estado original, sem qualquer tipo de restauro. Foi o próprio Sr. Palmen que durante muitos anos fez a manutenção dos carros da coleção, ligando-os regularmente para evitar que os motores «colassem».

Infelizmente, devido à idade e a outras circunstâncias não reveladas, a coleção será agora vendida.

Os carros, localizados na cidade Dordrecht (Países Baixos), estão agora alojados num novo edifício, à disposição dos potenciais interessados.

Esta coleção será leiloada já no próximo mês de maio, pela Gallery Aaldering. Se ficaram interessados em algum modelo, saibam que o leilão será online.

Fonte: Gallery Aaldering