Notícias Como garantir a mobilidade de 8 mil milhões de pessoas?

Evento

Como garantir a mobilidade de 8 mil milhões de pessoas?

A segunda edição do Fórum Freedom of Mobility, promovido pela Stellantis, vai acontecer no próximo dia 3 de abril. Em discussão estará a mobilidade global.

Autoestrada à noite em direção à cidade, com muito transito
© Thaddaeus Lim

A segunda edição do Freedom of Mobility Forum (Fórum da Liberdade de Mobilidade) da Stellantis — organizado e moderado pela Wavestone — vai-se realizar no próximo dia 3 de abril e apostar numa nova abordagem.

Após as críticas da edição 2023, de que o espaço dedicado ao debate foi muito reduzido, a edição deste ano promete ser menos rígida e deixar que o painel de especialistas possam discutir entre eles os vários pontos de vista.

Freedom of Mobility Forum logo
© Stellantis

O tema central desta edição reflete um dos temas mais debatidos na atualidade: “Como irá o planeta acomodar as necessidades de mobilidade de oito mil milhões de pessoas nas próximas décadas?

Pode juntar-se ao debate

O debate digital, que pode acompanhar onlinebasta fazer o registo neste link — vai estar dividido em três sessões, com perguntas e respostas, contanto com um painel internacional composto por cinco especialistas, divididos por diferentes áreas de intervenção:

  • Carlos Tavares; diretor executivo da Stellantis (Negócios);
  • Majora Carter; urbanista, podcaster e escritora (Sociedade);
  • Matthias Schmelzer; historiador económico e ativista climático (Economia);
  • Manal Jalloul; cofundadora do Al-Lab e membro do conselho executivo do Global Al Ethics Institute;
  • Roberto Schaeffer, professor de economia energética e colaborador do IPCC (Ambiente).

Cada um destes especialistas vai ser desafiado por estudantes de três países (Brandeis University, nos EUA; HEC Paris, em França; e National School of Applied Sciences Kénitra, em Marrocos).

Pelo segundo ano consecutivo, Cecilia R. Edwards, sócia da Wavestone, empresa de consultoria global especializada em transformação de negócios, vai moderar o debate.

O Freedom of Mobility Forum

Recorde-se que a ideia deste fórum surge após a Stellantis sair da ACEA (Associação Europeia de Construtores Automóveis), justificando-a com a vontade de querer uma nova abordagem para os problemas e desafios da mobilidade do futuro.

A primeira edição (2023) abordou o tema “Num mundo descarbonizado será que a liberdade de mobilidade será acessível apenas a alguns privilegiados?”. A emissão em direto online teve uma audiência de duas mil pessoas.

O objetivo da Stellantis e da Wavestone é que o Fórum Freedom of Mobility seja, cada vez mais, numa plataforma de referência para discussão da problemática da mobilidade do futuro.

Sabe esta resposta?
Quantos novos modelos a Stellantis planeia lançar até 2030?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Procura a descer não é a única preocupação dos construtores sobre elétricos