Notícias China «aterrou» em Paris. Que novidades mostraram?

Salão de Paris 2022

China «aterrou» em Paris. Que novidades mostraram?

Na ausência de algumas marcas europeias, as marcas chinesas «invadiram» Paris e já é impossível não reparar nelas.

WEY Coffee 01 no Salão de Paris 2022
© Miguel Dias / Razão Automóvel

As marcas chinesas apostaram forte no Salão de Paris de 2022 e, depois da Stellantis e do Grupo Renault, foram mesmo as grandes protagonistas do certame parisiense.

Tal como tem acontecido em outros salões automóveis, os construtores ditos tradicionais apostam cada vez mais em eventos próprios onde não precisam dividir o «palco» com mais ninguém.

Já para os fabricantes chineses que querem irromper pelo mercado europeu, estes certames não podiam representar uma melhor oportunidade, dando-lhes uma exposição importante junto do público do «velho continente».

Isso ficou evidente no Salão de Paris de 2022 e sente-se assim que entramos no recinto. No pavilhão 4, por exemplo, onde está a Stellantis, um dos espaços mais impressionantes pertence à BYD, que está agora a entrar na Europa.

BYD Salão Paris 2022
© BYD Auto Europe

BYD

A BYD apresentou-se em Paris com quatro modelos: Han, Tang, Atto 3 e Seal. O primeiro é uma berlina e o segundo um SUV de grandes dimensões, ambos a apontar aos premium; já o Atto 3 — conseguiu recentemente obter cinco estrelas nos testes Euro NCAP — é um SUV mais pequeno para o segmento C e o Seal é uma berlina com dimensões semelhantes às de um Tesla Model 3.

BYD Atto 3
BYD Atto 3 © BYD Auto Europe
Estes dois últimos são os que mais interessam ao mercado europeu e são ambos baseados na plataforma e-Platform 3.0 da fabricante chinesa.

O Atto 3 vai chegar à Europa com uma versão de motor dianteiro que produz 150 kW (204 cv) e com uma bateria com 61,4 kWh de capacidade, para uma autonomia (ciclo WLTP) de até 420 km.

LEIAM TAMBÉM: Do EQE ao BYD Atto 3. Ronda de testes Euro NCAP «destruiu» mais 10 modelos

Já o Seal estará disponível com baterias de 61,4 kWh e 82,5 kWh e com três versões distintas. Haverá uma versão com 150 kW (204 cv) associado à bateria de 61,4 kWh e outra com 230 kW (312 cv) e bateria de 82,5 kWh, ambas apenas com um motor elétrico montado no eixo traseiro.

BYD Seal
BYD Seal © BYD Auto Europe
Já a versão mais potente do Seal, que para já será vendido na Alemanha e na Suécia (outros mercados europeus devem seguir-se), vai juntar dois motores elétricos (um por eixo) para uma potência máxima de 390 kW (530 cv) que se traduz em escassos 3,8s para ir dos 0 aos 100 km/h. Esta versão só estará disponível com a bateria de 82,5 kWh.

BYD Seal
BYD Seal © BYD Auto Europe

Ora

Das restantes marcas chinesas, o Grupo Great Wall fez-se representar em Paris por duas das suas marcas, a Ora e a Wey. Começando pela Ora, trouxe ao certame gaulês dois modelos: o Funky Cat GT e o Next Cat. O primeiro é um hatchback compacto que vai começar a ser comercializado em alguns mercados europeus ainda este ano e que conta com uma bateria de 48 kWh e anuncia 310 km.

Já o segundo modelo, apresentado sob a forma de um concept, ainda que já muito próximo da versão de produção, é uma berlina — para rivalizar com o Tesla Model 3 — que vai começar a ser vendida na Europa no próximo ano com duas capacidades de bateria distintas.

A NÃO PERDER: «SUV-Coupé», elétrico e chinês. Aiways U6 chega este ano à Europa

Ainda não são conhecidos muitos detalhes acerca deste novo modelo, mas em declarações aos britânicos da Autocar, o responsável da Ora na Europa, Fei Yao, disse que virá equipado com dois motores e que a autonomia deverá rondar os 700 km

Ora Next Cat
Ora Next Cat Concept © Miguel Dias / Razão Automóvel
Além destes dois modelos, como parte da sua ofensiva na Europa a Ora vai apresentar ainda um novo SUV compacto elétrico já em 2024.

Wey

A Wey é a marca premium da Great Wall Motors e também marcou presença no Salão de Paris de 2022, onde apresentou o Coffee 01 — sim, o seu nome é Café —, um SUV híbrido plug-in que junta um motor a gasolina de 2,0 l com 204 cv a dois motores elétricos (165 cv e 187 cv), um por eixo, e a uma bateria de 40 kWh.

WEY Coffee 01
WEY Coffee 01 © Great Wall Motor
Graças a essa bateria, maior do que a de muitos 100% elétricos, o Coffee 01 será capaz de percorrer 146 km em modo 100% elétrico e precisa de apenas cinco segundos para cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h, muito por culpa da sua potência máxima combinada de 350 kW (476 cv) e dos 847 Nm de binário máximo.

O Wey Coffee 01 já pode ser encomendado na Alemanha e tem preços a começar, por lá, nos 55 900 euros.

Estas três marcas chinesas que marcaram presença em Paris não são de todo as únicas que já chegaram ou estão a chegar à Europa. Além da BYD, Ora e Wey, temos ainda a NIO, e já em Portugal, a Aiways e a Maxus (veículos comerciais).