Notícias Dia Europeu sem Carros assinalado com ruas cortadas e com medições do ar

Dia Europeu Sem Carros

Dia Europeu sem Carros assinalado com ruas cortadas e com medições do ar

Assinala-se hoje, 22 de setembro, o Dia Europeu Sem Carros. Vão existir cortes de ruas em algumas cidades e medições da qualidade do ar.

Praça do Marquês do Pombal em Lisboa
© Leandro Barreto / Unsplash

Tal como já acontece há alguns anos, o dia 22 de setembro volta a ser o Dia Europeu sem Carros. Mais uma vez, há cidades com ruas cortadas ao trânsito e diversas ações de sensibilização.

Em Lisboa, por exemplo, acontecem várias iniciativas para assinalar este dia, mas não está previsto qualquer corte de ruas ou avenidas. Em contrapartida, em cidades como Gondomar, Vila Nova de Gaia, Vendas Novas, Celorico da Beira, Mealhada ou Vagos, há algumas artérias cortadas.

Segundo a associação ambientalista Zero, as emissões de gases geradas pelo transporte rodoviário em Portugal aumentaram 6,2% em relação ao período pré-pandemia. “As emissões associadas ao consumo de gasóleo e gasolina no transporte rodoviário não param de aumentar”, refere.

© Hrant Khachatryan / Unsplash

Por essa razão, a associação vai aproveitar este dia para realizar “uma maratona de medições da qualidade do ar em diversos pontos críticos da cidade de Lisboa”, com o objetivo de perceber como estão os níveis da qualidade do ar em Lisboa durante o Dia Europeu sem Carros.

Para isso, será usado um aparelho de medição da qualidade do ar (transportado em bicicleta), que vai passar por vários locais da cidade. Durante o trajeto, serão medidos níveis de, por exemplo, dióxido de azoto ou partículas inaláveis e finas.

A ação, segundo a Zero, visa chamar a atenção “para os problemas da qualidade do ar nas cidades portuguesas, para a urgência de retirar carros das cidades, para a necessidade do reforço do transporte público e para as consequências para a saúde” de níveis de concentrações de poluentes acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

A origem do Dia Europeu sem Carros

O Dia Europeu sem Carros já existe há 25 anos. Foi assinalado pela primeira vez em França, em 1998, e teve o objetivo de sensibilizar todas as pessoas para a necessidade de diminuir o tráfego nas grandes cidades.

Esta ideia foi muito bem aceite pela União Europeia, que acabou por fixar esta data no calendário, para que se repita todos os anos. Em 2002, a iniciativa acabou por se prolongar e foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade, que desde então decorre na União Europeia, todos os anos, entre 16 e 22 de setembro.

Em Lisboa, o primeiro Dia Europeu sem Carros realizou-se no ano 2000, através do encerramento de diversas artérias da cidade. Nesse dia, houve milhares de automóveis que não chegaram a entrar na capital. Mais recentemente, segundo números divulgados na imprensa em 2018, ainda há cerca de 370 mil carros a entrar diariamente em Lisboa.

© John Towner / Unsplash

Atualmente, em diversos países, são muitas as cidades que participam neste «movimento» e que contribuem encerrando algumas ruas e avenidas, enquanto se fomenta a utilização de soluções de mobilidade alternativas. Entre elas, a utilização de bicicletas ou trotinetes ou mesmo a rede de transportes públicos, quando é possível. O ponto de partida, no entanto, é sempre o mesmo, ou seja, o carro, fica em casa.

Fonte: Lusa