Notícias Tyre Extinguishers. Grupo anda a esvaziar os pneus dos SUV em nome do ambiente

Ambiente

Tyre Extinguishers. Grupo anda a esvaziar os pneus dos SUV em nome do ambiente

Os Tyre Extinguishers querem "tornar impossível ter um enorme e poluente 4x4 nas áreas urbanas de todo o mundo" e por isso estão a esvaziar-lhes os pneus.

Pneu furado

Os Tyre Extinguishers, que se auto-definem como um grupo ambientalista, existe com um único propósito: detetar veículos SUV e esvaziar-lhes os pneus. E tudo em nome do ambiente. Pelo menos é isso que defende este grupo, que desde março deram início a um movimento que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

“Somos pessoas de todas as esferas da vida e temos um único objetivo: tornar impossível possuir um enorme e poluente 4×4 nas áreas urbanas de todo o mundo. Estamos a defender-nos contra as mudanças climáticas, a poluição do ar e condutores inseguros”, pode ler-se na carta de apresentação que o grupo publicou no seu website oficial.

E no mesmo texto, a descrição da «ordem de trabalhos» do grupo não podia ser mais clara: “fazemos isto com uma tática simples: esvaziamos os pneus deste veículos enormes e desnecessários, causando um inconveniente aos seus donos”.

A NÃO PERDER: União Europeia aprova fim dos motores de combustão em 2035
Válvula pneu
O grupo usa lentilhas para pressionar o pino dentro da válvula de ar dos pneus e assim esvaziar o ar.

“Os SUV são um desastre para a nossa saúde, para a segurança pública e para o clima”, declaram os seus responsáveis, onde também se pode ler: “porque os SUV são maiores e mais pesados do que os outros carros, são mais poluentes e usam mais combustível. Isso faz com que sejam um desastre para o nosso clima”.

Criado no Reino Unido, o movimento “Tyre Extinguishers” já atraiu seguidores noutros países, tais como Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia, Suécia e Suíça.

Ao que tudo indica, em Portugal ainda não terão sido registadas ocorrências relacionadas com este grupo, que instrui os seus seguidores a evitar “carros usados por pessoas com deficiências, carros de comerciantes, pequenos autocarros e carros normais”.

“Levam” o ar e deixam um folheto

Depois de detetarem um SUV, os elementos dos Tyre Extinguishers aprontam-se a esvaziar o ar dos quatro pneus, da forma mais discreta possível. Para isso colocam pequenas lentilhas (sim, leram bem!) nas válvulas dos pneus, que rapidamente perdem todo o ar.

Porém, antes de abandonarem o carro em causa deixam uma espécie de marca no para-brisas: um folheto com o desenho de um carro e um círculo de proibido por cima, a vermelho.

Além disso, este folheto tem ainda um pequeno texto que explica ao proprietário do carro em questão o porquê do grupo lhe ter esvaziado os pneus. Nesse texto pode ler-se: “Vais ficar com raiva, mas não leves a peito. Não és tu, é o teu carro”.

carta aberta tyre extinguishers