Notícias Ministro dos transportes alemão propõe fim de semana sem carros para reduzir CO2

Ambiente

Ministro dos transportes alemão propõe fim de semana sem carros para reduzir CO2

O ministro dos transportes da Alemanha, Volker Wissing, apresentou uma proposta bastante controversa para a redução das emissões poluentes.

Portão de Brandemburgo, Berlim, Alemanha
© Ansgar Scheffold

Um dos atuais temas de debate do governo alemão está relacionado com a revisão da legislação no que diz respeito à proteção do ambiente, nomeadamente à redução das emissões de CO2.

Até agora, todas as negociações estão longe de chegar a um consenso, uma vez que ainda existem muitas divergências sobre qual será a melhor forma de cumprir as metas de redução de emissões de CO2 na Alemanha, já estabelecidas.

A meta é reduzir as emissões em 65%, entre 1990 e 2030, com objetivos anuais a cumprir. Em 2023, no entanto, as emissões relativas aos transportes vão ficar acima do previsto.

Uma das medidas mais polémicas para corrigir a trajetória foi a proposta por Volker Wissing, o ministro alemão dos transportes, que sugere a implementação de várias restrições de tráfego. Uma delas inclui proibições de condução ao sábado e domingo. Ou seja, fim de semana sem carros.

Segundo Wissing, medidas como a redução dos limites de velocidade, que também estão na lista de propostas, não chegam para cumprir as metas já estabelecidas. Em vez disso, o ministro dos transportes propõe a redução de utilização de veículos particulares e comerciais.

Apesar de reconhecer que estas medidas podem ter um impacto significativo no quotidiano dos cidadãos alemães, Volker Wissing afirma que as medidas propostas são uma resposta necessária à ineficácia do atual quadro legal de proteção climática.

Aliás, esta proposta polémica tem, na verdade, a intenção de provocar a mudança da atual lei climática, que exige a redução das emissões de CO2 por setor individual — transportes, habitação, indústria, etc. Volker Wissing quer que a lei passe a considerar a totalidade das emissões englobando todos os setores. Desta forma há maior flexibilidade para atingir as metas propostas e evitar a introdução de medidas draconianas.

Ambientalistas contra a proibição

As medidas propostas por Volker Wissing não foram muito bem recebidas, nem sequer pelo partido político os Verdes ou a organização ambiental Greenpeace. Segundo estes, as medidas propostas não são a abordagem mais correta aos desafios climáticos atuais.

Além disso, toda a proposta é apontada como um sintoma da incapacidade do governo em implementar políticas ambientais mais abrangentes e eficazes.

Fila de transito

Uma coisa é certa. Este é um tema que ainda terá diversos desenvolvimentos. De um lado da «barricada» estão os que argumentam que as restrições de tráfego são uma medida necessária para cumprir os objetivos climáticos. Do outro, estão os que expressam diversas preocupações sobre o impacto socioeconómico destas medidas.

Depois da crise petrolífera ter sido responsável pela proibição de utilização de automóveis em alguns domingos, em 1973, o tema é agora recuperado, ainda que por motivos diferentes. Mas para muitos, um fim de semana sem carros soa a algo simplesmente impensável.

Fonte: Bild.de