Notícias Programa de condução autónoma da Uber provoca primeira vítima mortal

Nos EUA

Programa de condução autónoma da Uber provoca primeira vítima mortal

Um dos carros autónomos pertencente ao programa de condução autónoma da Uber esteve envolvido naquele que foi o primeiro acidente fatal da história, com carros autónomos. O acidente teve lugar no Arizona, EUA, e vitimou uma mulher que circulava de bicicleta.

Volvo XC90 Uber condução autónoma

O acidente, cujas causas estão ainda a ser investigadas pelas autoridades da localidade de Tempe, cidade norte-americana onde ocorreu o acidente, já levou à suspensão temporária do programa de condução autónoma da Uber. Pelo menos, até que todos os motivos que levaram ao sucedido sejam apurados.

Embora os detalhes sejam ainda escassos, o canal de televisão americano ABC avança que a colisão aconteceu numa altura em que a mulher, de bicicleta, decidiu atravessar a rua, sendo então abalroada pelo veículo da Uber. A mulher ainda terá sido conduzida até um hospital próximo, mas já não terá sido possível salvá-la.

Ciclista não atravessou na passadeira

A mesma fonte refere ainda que os dados até agora apurados revelam que veículo da Uber estaria a funcionar, na altura, em modo de condução autónoma, embora tivesse e tal como determina a lei no estado do Arizona, um humano no lugar do condutor. Situação que, a confirmar-se, revela que, tanto o sistemas electrónicos do carro, como o próprio condutor, não se terão apercebido da presença da ciclista.

Volvo Uber

De resto, as informações referem igualmente que a mulher não terá utilizado qualquer passadeira para atravessar, o que, a juntar à hora a que o acidente ocorreu, já noite, poderá terá contribuído para o acidente.

RELACIONADO: Conhece todos os níveis da condução autónoma

Uber tira veículos autónomos das ruas

Contactados pelos media americanos, os responsáveis da Uber lançaram um comunicado, no qual começaram por lamentar o sucedido, garantindo que “estamos a cooperar na totalidade, tanto com a Polícia de Temple, como com as restantes autoridades locais, nas tentativas de esclarecimento dos motivos que levaram ao acidente”.

Ao mesmo tempo, em declarações ao Wall Street Journal, um porta-voz da companhia revelou ainda que “vamos retirar, temporariamente, os nossos carros autónomos das ruas de Tempe, San Francisco, Pittsburgh e Toronto, cidades onde têm vindo a ser testados”.

Acidente pode colocar em causa programa de condução autónoma

Embora este não seja o primeiro acidente envolvendo um carro autónomo da Uber, é o primeiro incidente do género a provocar uma vítima normal. Situação que pode colocar sob um maior escrutínio a abertura que o estado do Arizona tem vindo a demonstrar, relativamente à utilização de veículos autónomos nas suas estradas.

Ainda para mais, numa altura em que as autoridades estatais acabam de autorizar a Waymo a prescindir da obrigatoridade de contar com a presença de um humano, no lugar do condutor, dentro dos veículos autónomos.

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada para o futuro BMW M2 Competition?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M2 Competition. Chega em abril a debitar 410 cv de potência