Notícias BYD Seal é o Carro do Ano 2024 em Portugal mas há mais vencedores

Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024

BYD Seal é o Carro do Ano 2024 em Portugal mas há mais vencedores

O BYD Seal vence na categoria Carro do Ano 2024. Mas há mais vencedores, numa edição dominada por modelos híbridos e 100% elétricos.

BYD Seal
© BYD Europe

O BYD Seal é o grande vencedor da edição de 2024 do Carro do Ano em Portugal.

Dos vários modelos a concurso, foi o BYD Seal que maior consenso gerou entre os 19 jurados deste prémio, que após vários meses de testes, votaram em representação dos principais órgãos de comunicação social do país — entre os quais a Razão Automóvel.

Além de ter conquistado o galardão mais desejado, o BYD Seal acumula também o prémio de Elétrico do Ano 2024.

BYD SEAL, traseira 3/4
© BYD

Esta berlina 100% elétrica chinesa sucede assim ao Renault Austral, vencedor do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023, sendo que pela primeira vez na história do prémio, os sete finalistas eram todos elétricos ou eletrificados.

A lista completa de vencedores

Além do tão ambicionado galardão de Carro do Ano, o júri distinguiu também o melhor modelo em outras oito categorias: Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, SUV Compactos (inclui crossovers), Grandes SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido plug-in.

Feitas todas as contas, estes foram os vencedores desta que foi a 41.ª edição do Carro do Ano em Portugal:

Além destas categorias, foram ainda atribuídas duas distinções: uma dedicada a avanços tecnológicos e outra ao design, que visa escolher o modelo que mais se destaca em matéria de estilo e imagem.

No que diz respeito ao Prémio Tecnologia e Inovação, a vitória sorriu ao Sistema LiDAR da Volvo. Já o Prémio Design foi conquistado pelo BYD Seal, que voltou a impor-se perante a concorrência.

Como já vem sendo tradição, a comissão executiva do Carro do Ano elegeu ainda a Personalidade do Ano, que premeia uma figura de relevo dentro do panorama automóvel nacional. A distinção foi para Daniela Simões, co-fundadora e diretora executiva da Miio.

Recorde-se que o Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal é o mais antigo e prestigiado prémio da indústria automóvel em Portugal e a Razão Automóvel faz parte do júri permanente.