Notícias Bugatti Divo. O mais radical membro da família Bugatti já esgotou

Pebble Beach 2018

Bugatti Divo. O mais radical membro da família Bugatti já esgotou

Tal como prometido, a Bugatti apresentou, em Pebble Beach, o Bugatti Divo, a derivação mais apurada do conhecido Chiron. E, também por isso, (bem) mais caro.

Bugatti Divo Pebble Beach 2018

Serão apenas 40 unidades, cada uma com um preço mínimo de cinco milhões de euros. Exigência que, ainda assim, não foi suficiente para demover os potenciais interessados, que esgotaram em menos de nada, toda a produção dos Bugatti Divo que o fabricante de Molsheim pretende produzir.

No entanto e se estás a interrogar-te sobre o que faz com que este Divo valha os milhões que a Bugatti pede por ele, a resposta é fácil: melhor desempenho, maior eficácia, ainda maior exclusividade!

Começando pelo desempenho, as diferenças resultam, desde logo, do aspecto exterior e das alterações realizadas pelos designers da Bugatti na arquitetura do hiper-desportivo. Cuja dianteira, embora mantendo a emblemática grelha dianteira, opta por ópticas bem diferentes, novas entradas de ar a garantirem um melhor fluxo do ar e refrigeração, assim como por um novo e enorme spoiler dianteiro, parte de um pack aerodinâmico bastante mais completo.

RELACIONADO: 21 mil dólares para mudar o óleo no Bugatti Veyron?! Estão doidos…

Já no tejadilho, uma nova entrada de ar, mais uma vez, para uma melhor refrigeração do enorme W16, ao passo que, na secção traseira, uma nova asa ativa, 23% maior que a do Chiron, que também pode funcionar como travão.

90 kg mais de downforce

O novo Divo é também capaz de suportar forças laterais até 1,6 G’s, mais que o Chiron, que, em conjunto com as restantes soluções aerodinâmicas, onde se inclui um novo difusor traseiro, faz com que o valor de downforce aumente em 90 kg em relação ao Chironbasicamente, enquanto o Chiron tem tudo a ver com velocidade máxima, o Divo é mais é curvas!…

De resto, o Divo é também mais leve que o modelo que lhe serve de base, graças não só à retirada de algum do material isolante, como também a uma maior utilização da fibra de carbono — na cobertura do intercooler e nas jantes.

RELACIONADO: Bugatti. Telemetria permite saber em Molsheim sobre um pneu vazio em Doha

Igualmente suprimidos foram os compartimentos de arrumação, ao passo que o sistema de som de origem, foi substituído por uma versão mais simplificada. Contribuindo assim para uma redução do peso que não ultrapassa os 35 kg.

Mais rápido 8s que o Chiron

Segundo a marca, estes e outros argumentos permitem ao Bugatti Divo fazer uma volta ao circuito de Nardò em cerca de oito segundos menos que o Chiron. Isto, apesar do W16 8.0 litros que ambos os carros partilham, não ter sofrido qualquer alteração, mantendo intocados os 1500 cv de potência.

A NÃO PERDER: Nardò Technical Center. A pista de testes que se vê do espaço

Embora e no caso do Divo, a garantir, inclusivamente, uma velocidade máxima substancialmente mais baixa que no Chiron: enquanto este anuncia 420 km/h de velocidade, o novo modelo fica-se pelos 380 km/h — coisa pouca…

RELACIONADO: Bugatti Chiron Sport. Versão mais hardcore ao vivo em Genebra

Como curiosidade, referir apenas que o Bugatti Divo vai buscar o nome ao piloto francês Albert Divo, já desaparecido. E que, ao volante de um carro da marca de Molsheim, venceu, em 1928 e 1929, a famosa corrida Targa Florio, disputada nas estradas montanhosas da região italiana da Sicília.

Sabe esta resposta?
Em que ano fez Bertha Benz, mulher de Karl Benz, a primeira viagem no Motorwagen Model III?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bertha Benz. A primeira mulher ao volante de um automóvel (e não só!)