Notícias Chave de 500 mil euros só podia ser para uma máquina especial

Arranque a Frio

Chave de 500 mil euros só podia ser para uma máquina especial

A Phantom, a chave mais cara do mundo e produzida apenas em um exemplar, não é estranha à Razão Automóvel, mas agora já sabemos a que máquina ela dá acesso.

awain phantom chave

A Awain cria chaves personalizadas, ou melhor, autênticas jóias, para as máquinas rolantes que estão no topo da hierarquia automóvel. A Phantom é a rainha delas, produzida num só exemplar, custando a módica quantia de 500 000 euros — são muitos zeros, é melhor escrever por extenso… quinhentos mil euros!

Porquê é tão cara? Bem, é efetivamente uma peça de joalharia: 175 g de ouro sólido de 18 quilates, diamantes num total de 34,5 quilates e várias pedras preciosas assim o determinam. A Awain tem propostas mais acessíveis, como a Serenity e a Quantum, autênticas “pechinchas” que custam, respetivamente, 80 mil euros e 49 mil euros.

Mas Phanton só há uma… e agora já sabemos a que carro, ou melhor, hipercarro, dá acesso. Trata-se do também exclusivo Bugatti Chiron, e este é também especial: é o primeiro Chiron de todos, o n.º 1 de 500 a produzir no total, o mesmo que esteve no Salão de Genebra de 2016 para a sua primeira aparição pública.

É o que podemos ver neste vídeo do conhecido Shmee150, de visita ao Car Vault, no Dubai — e aproveitem para ver o video completo, pois está pejado de máquinas fantásticas.

VÊ TAMBÉM: Bugatti Chiron Super Sport 300+ vai ser produzido em apenas 30 unidades

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a ser equipado com o sistema start-stop?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!