Notícias BMW Concept i4. Ainda não é o elétrico BMW i4, mas está lá perto

Apresentação

BMW Concept i4. Ainda não é o elétrico BMW i4, mas está lá perto

Com chegada prevista para 2021, o BMW i4 está cada vez mais próximo de ser uma realidade. Até lá, o BMW Concept i4 antevê como será o modelo de produção.

BMW Concept i4

Tal como muitas outras marcas, também a BMW não se deixou abalar pelo cancelamento do Salão de Genebra e decidiu manter a sua agenda de lançamentos, mesmo não havendo salão. Assim sendo, e tal como estava previsto, hoje decidiu revelar o BMW Concept i4.

Segundo a BMW, o novo protótipo antecipa muito do BMW i4 que chega no próximo ano e a verdade é que, se retirarmos os “excessos” típicos dos concept car, o BMW Concept i4 parece já bastante próximo de um modelo de produção.

Aliás, a BMW afirma que muitos dos detalhes estéticos presentes no protótipo vão ser usados não só pelo i4 como pelos futuros elétricos da BMW. Que detalhes são esses? Fica a conhecê-los nas próximas linhas.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!
BMW Concept i4

O exterior…

Começando pelo exterior, é impossível não reparar no enorme “duplo rim”, uma solução que parece que não vai ficar limitada apenas aos BMW com motor de combustão.

No entanto, enquanto nos modelos com motor de combustão a grelha de duplo rim assume funções de refrigeração, no Concept i4 (e muito provavelmente no i4) esta surge fechada — a aerodinâmica a isso obriga — albergando antes uma série de sensores.

Ainda no exterior, destacam-se as jantes especialmente pensadas para reduzir a resistência aerodinâmica, os diversos detalhes em azul (já uma constante nos BMW i, os modelos eletrificados da marca como o i3 ou o i8) e ainda o difusor traseiro.

VÊ TAMBÉM: Plataformas 100% elétricas? BMW diz “não obrigado”

… e o interior do Concept i4

No que diz respeito ao interior do BMW Concept i4, a aposta da marca alemã foi na simplicidade e no minimalismo,

O maior destaque tem de ser o enorme painel curvo (designado, sem surpresa, “Curved Display”) que faz, ao mesmo tempo, as vezes de painel de instrumentos e ecrã do sistema de infotainment.

Segundo a BMW, o “Curved Display” será usado não só no i4, como na versão de produção do iNEXT (que, curiosamente, já o tinha revelado num teaser), e conta já com a mais recente geração do sistema de infotainment da BMW.

Para ajudar à eliminação de comandos físicos, o “Curved Display” passa a integrar vários, inclusive os da climatização. Por fim, outro dos destaques deste painel curvo são os “Experience Modes” (“Core”, “Sport” e “Efficient”) que influenciam desde a informação presente nos ecrãs até à iluminação ambiente.

Vê TAMBÉM: Testámos o BMW 420d Gran Coupé. Ainda é uma alternativa ao Série 3?

Os números do BMW Concept i4

Curiosamente, ao contrário do que é muitas vezes habitual, a BMW já revelou vários dados técnicos do novo i4, dados esses que se aplicam, como é óbvio, ao Concept i4.

Dotado da quinta geração do sistema eDrive da BMW, o Concept i4 debita uma potência máxima de 530 cv (390 kW). A alimentar o motor elétrico encontra-se uma bateria com cerca de 80 kWh de capacidade que, segundo a marca alemã pesa “apenas” 550 kg.

Graças a esta, o BMW Concept i4 anuncia uma autonomia de até 600 km em ciclo WLTP. Já no que diz respeito às prestações, os 0 aos 100 km/h cumprem-se em cerca de 4s e a velocidade máxima anunciada é superior a 200 km/h.

VÊ TAMBÉM: Testámos o BMW X6 xDrive30d 2020 (G06). Uma SURPRESA com motor Diesel

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW Z4 sDrive20i?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?