Notícias Brennero. Alfa Romeo confirma novo SUV com versão 100% elétrica

Antevisão

Brennero. Alfa Romeo confirma novo SUV com versão 100% elétrica

O Brennero vai posicionar-se abaixo do Tonale e será o primeiro 100% elétrico da Alfa Romeo. Mas vai ter versões com motor a combustão.

Alfa Romeo Tonale

Pouco depois de apresentar o Tonale, a Alfa Romeo já confirmou que vai desenvolver um novo SUV para o segmento B, que deve chamar-se Brennero.

Jean-Philippe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo, revelou recentemente que a marca de Arese não vai seguir a tendência de ter um máximo de número de ecrãs no automóvel, mas há coisas inevitáveis, e seguir a “moda” dos SUV é uma delas.

Por isso mesmo, depois do Stelvio e do Tonale, a Alfa Romeo vai “atacar” um dos segmentos mais populares e competitivos da atualidade, o dos B-SUV.

A NÃO PERDER: Alfa Romeo Tonale. Os principais RIVAIS do novo SUV italiano
Alfa Romeo Tonale
O Alfa Romeo Brennero vai posicionar-se abaixo do Tonale.

Há muito se suspeitava que a marca italiana estava a preparar um novo SUV para se posicionar abaixo do Tonale na sua gama, mas só agora chega a confirmação oficial da marca transalpina, e logo pela “mão” de Imparato, em entrevista à Automotive News Europe.

Este novo modelo vai assentar numa evolução da plataforma CMP (a mesma do Peugeot 2008, Opel Mokka ou DS 3 Crossback) do grupo Stellantis, que deveremos conhecer ainda este ano.

Deverá chamar-se Brennero (ainda não há confirmação oficial) e vai fazer-se acompanhar por uma proposta equivalente da Jeep (projeto “519”) e da Fiat.

Mas mais importante ainda é o facto de este vir a ser o primeiro modelo totalmente elétrico da marca italiana. Quem o confirmou foi o próprio Jean-Philippe Imparato, que revelou que a estreia comercial deste modelo se fará em 2024.

Jean-Philippe Imparato, diretor executivo Alfa Romeo
Jean-Philippe Imparato, diretor executivo Alfa Romeo

Contudo, em 2024 estarão apenas disponíveis as versões com motores de combustão. A variante totalmente elétrica está prevista apenas para 2025, dois anos antes da Alfa Romeo se tornar uma marca 100% elétrica.

E os motores?

A esta distância temporal é difícil tentar antecipar a gama de motorizações de que este Alfa Romeo Brennero poderá dispor.

Contudo, e olhando para os modelos que já recorrem à mesma plataforma, poderá vir com motorizações gasolina — Diesel fica na dúvida, com Imparato a afirmar na entrevista que não irão desenvolver este tipo de motores para cumprir a Euro 7 que poderá entrar em vigor em 2025 —, além da já referida versão 100% elétrica.

Nos outros B-SUV da Stellantis assentes sobre a CMP, na sua variante elétrica apresentam-se com uma potência equivalente a 136 cv e com uma autonomia que pode ir até aos 340 km (bateria de 50 kWh).

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Em que ano o Alfa Romeo 156 venceu o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal