Notícias Ferrari, Mercedes e GM. Lucros «traduzem-se» em bónus recorde para os funcionários

Indústria

Ferrari, Mercedes e GM. Lucros «traduzem-se» em bónus recorde para os funcionários

Mercedes-Benz, Ferrari e GM. Todas elas vão entregar bónus recorde aos seus funcionários depois de um ano de lucros em alta.

Ferrari, Hummer e Mercedes-Benz
© Razão Automóvel

Apesar de a indústria automóvel estar a passar por várias crises, a rápida adaptação dos construtores a estes tempos incertos tem permitido a muitos deles conseguir com que os seus lucros aumentassem.

Agora, esses lucros estão-se a traduzir em bónus recorde para os seus funcionários, como podemos ver na Mercedes-Benz, na Ferrari e até na General Motors (GM).

Começando pela construtora alemã, os resultados de 2022 permitiram-lhe pagar um bónus recorde de 7300 euros aos seus funcionários.

Mercedes-Benz trabalhadores
© Mercedes-Benz

Este valor foi acordado entre a direção da Mercedes-Benz e o conselho geral de trabalhadores e é superior aos 6465 euros que tinham sido estabelecidos como teto máximo para os bónus. Recorde-se que em 2021 o bónus foi de 6000 euros.

O bónus será pago em abril a par do salário daquele mês e no total são elegíveis para este bónus 93 mil trabalhadores da marca alemã.

Desde 1997 que a Mercedes-Benz tem em vigor um esquema de participação nos lucros que tem premiado os funcionários pelos bons resultados obtidos.

Relacionado No futuro da Mercedes-Benz não há lugar para carrinhas nem para muitos coupés

Ferrari recordista

Com 13 221 unidades entregues em 2022 (+18,5% que em 2021) a Ferrari alcançou um novo recorde de vendas no ano passado, o que se traduziu também num recorde de lucros, o que justifica o bónus recorde que vai ser entregue aos seus funcionários.

Em 2021 esse bónus foi de 12 mil euros, mas este ano o bónus subiu até os 13 500 euros. No total são elegíveis para este prémio de rendimento 5000 trabalhadores da casa de Maranello.

GM junta-se aos recordes

A GM já há muito que deixou de ter a ambição de ser o maior construtor automóvel do mundo — a Toyota tomou o seu lugar nos últimos anos —, mas nem por isso deixou de ter motivos para festejar em 2022.

Com lucros de cerca de 13 mil milhões de dólares em 2022 (perto de 12 mil milhões de euros), a GM decidiu distribuir pelos seus funcionários um bónus que também foi o mais alto de sempre.

O bónus, no valor de 12 750 dólares (cerca de 11 625 euros), será entregue a cerca de 40 mil funcionários.

Este bónus foi calculado segundo uma fórmula acordada entre a GM e os sindicatos. Esta dita que por cada mil milhões de dólares de lucro os funcionários recebam um bónus de 1000 dólares.

Esta lista de bónus recorde tem tendência a crescer. Recorde-se que nos últimos anos a Porsche tem premiado sistematicamente os seus funcionários pelos bons resultados, e o construtor alemão entregou um número recorde de automóveis em 2022.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o Saab 9-2x?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Saab 9-2x, o “Saabaru”. Um japonês mascarado de sueco