Notícias Aston Martin Valkyrie. É assim que se faz, ouviram bem?

Salão de Genebra 2019

Aston Martin Valkyrie. É assim que se faz, ouviram bem?

A Aston Martin decidiu intrometer-se na «guerra dos hiperdesportivos» e muito provavelmente fez o melhor de todos eles. A Razão Automóvel frente a frente com o Aston Martin Valkyrie no Salão de Genebra 2019.

© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Glória. Glória. Glória! A Aston Martin fez aquilo que nos dias de hoje parecia quase impossível: lançar um motor atmosférico recordista respeitando todas as normas anti-poluição.

Na verdade, até fez mais do que isso. Em parceria com a Cosworth, desenvolveu um motor capaz de fazer corar de vergonha os motores V12 da concorrência.

Este novo motor V12 atmosférico debita 1014 cv (1000 bhp) às 10 500 rpm, e continua a subir até às… 11 100 rpm(!). O binário máximo de 740 Nm desta obra da engenharia é atingido às 7000 rpm — um motor que já mereceu toda a nossa atenção. 

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Aston Martin Valkyrie
Todos os ensinamentos recolhidos na F1 condensados aqui. Belo, não é? © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Compare-se o motor V12 do Aston Martin Valkyrie com os motores V12 atmosféricos da concorrência (também com 6500 cm3). Nomeadamente os motores do Lamborghini Aventador e do Ferrari 812 Superfast. Cada um com “apenas” 770 cv às 8500 rpm (SVJ) e 800 cv às 8500 rpm, respetivamente. Que tareia!

Como se não bastasse, este motor surge associado a uma componente elétrica, desenvolvida com ajuda da RIMAC, que colocam a potência máxima do Aston Martin Valkyrie nos 1170 cv.

Podíamos ficar por aqui, mas não é possível

Forma e função aliadas num só modelo. Se o coração do Aston Martin Valkyrie não podia ser mais nobre, o que dizer do seu corpo?

Uma elegante e desportiva carroçaria, pensada até ao último detalhe para rasgar o vento e colar o modelo inglês ao asfalto, seja em circuito ou numa estrada de montanha. De preferência a primeira…

Aston Martin Valkyrie
Os comandos do Aston Martin Valkyrie. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Ao vivo, as suas dimensões e proporções são ainda mais impactantes. Dos modelos presentes nesta edição do Salão de Genebra, este foi o que nos fez andar mais depressa sem sair do lugar. Toda as suas linhas gritam velocidade.

Primeiras entregas em 2019

O Aston Martin Valkyrie será produzido em 150 unidades, mais 25 unidades para o AMR Pro, destinado aos circuitos. As entregas deverão começar em 2019, com um preço base estimado em 2,8 milhões de euros — ao que parece, todas as unidades já têm dono garantido!

Dito isto, resta-nos aguardar pelo primeiro confronto entre Aston Martin Valkyrie e o Mercedes-AMG One. Será épico!

Sabe esta resposta?
A Aston Martin recorre a motores de que marca:
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aí está. Aston Martin DB11 agora com motor V8 da Mercedes-AMG