Notícias Aí está. Aston Martin DB11 agora com motor V8 da Mercedes-AMG

Revelado

Aí está. Aston Martin DB11 agora com motor V8 da Mercedes-AMG

Depois do RapidE no dia de ontem, chega-nos mais uma confirmação da Aston Martin. A versão de acesso do Aston Martin DB11 recorre ao tão esperado bloco 4.0 V8 da Mercedes-AMG.

Se bem se lembram, em agosto do ano passado tivemos a oportunidade de passar uma manhã ao volante do Aston Martin DB11, o “DB” mais potente de sempre – recorda o nosso ensaio aqui. Apresentado no Salão de Genebra de 2016, a mais recente joia da coroa da marca britânica foi o primeiro modelo da Aston Martin a colher os frutos da parceria com a Mercedes-AMG, uma parceria que conheceu recentemente um novo capítulo.

A NÃO PERDER É oficial. O elétrico Aston Martin RapidE vai avançar para a produção

Como já se suspeitava desde que o desportivo foi lançado, as duas marcas estão há largos meses a trabalhar numa versão V8 do Aston Martin DB11, que agora foi apresentada oficialmente. E ao contrário do DB11 (5.2 V12, com 600 cv e 700 Nm), que recebeu alguns componentes cedidos pela marca alemã, o DB11 V8 recorre ao diretamente ao motor V8 twinturbo de 4.0 litros de capacidade, proveniente do AMG GT. Nesta versão de acesso, o DB11 V8 debita 510 cv de potência e 675 Nm de binário máximo.

O novo Aston Martin DB11 V8 pesa 1760 kg, menos 115 kg que o seu «irmão» mais potente. Talvez por isso as prestações de ambos os modelos não sejam assim tão diferentes: enquanto que o V12 twinturbo cumpre o sprint dos 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos, o V8 twinturbo demora apenas mais 1 décimo de segundo (4.0 segundos) no mesmo exercício. Já a velocidade máxima é de 322km/h para o V12 e 301 km/h para o novo V8.

"O DB11 é o carro mais completo e sofisticado que já fizemos. Agora, com esta nova opção V8, vamos levá-lo a mais clientes em todo o mundo, ao mesmo tempo que mantemos a performance e o carácter que nos distancia dos nossos rivais.

Andy Palmer, CEO da Aston Martin

Além do motor, tudo o resto foi «afinado» para corresponder às exigências do bloco V8, nomeadamente o sistema de escape, a suspensão e o controlo eletrónico de estabilidade.

Em termos estéticos, as diferenças são poucas: um acabamento exclusivo para as jantes, apontamentos em preto nos faróis dianteiros e novas saídas de ar no capot. No interior, o novo DB11 V8 vai estar disponível com as mesmas opções de equipamento que o modelo V12.

O Aston Martin DB11 V8 já está à venda e vai estrear-se no Festival de Goodwood, este fim de semana. As primeiras entregas estão previstas para outubro.

Aston Martin DB11 Volante a caminho

Mas a Aston Martin não se vai ficar por aqui. A família DB11 deverá receber mais um novo elemento em meados do próximo ano, com o mais potente 5.2 V12 twinturbo mas com uma capota de lona retrátil e chassis reforçado. O objetivo é manter os mesmos níveis de performance da variante coupé. Resta-nos esperar por mais novidades da marca.

Sabe esta resposta?
Os novos motores 1.2 e 1.4 litros da Mercedes-Benz estão a ser desenvolvidos em parceira com a...
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novos motores da Mercedes-Benz desenvolvidos em parceria com a Renault-Nissan