Pebble Beach Concours d'Elegance 2018
Lamborghini Aventador SVJ revelado. Mais do que esperávamos!
Detentor da volta mais rápida ao Nürburgring, o Lamborghini Aventador SVJ acaba de ser oficialmente apresentado. E, sim, é mais do que esperávamos!

Anunciado não apenas como a versão mais radical e rápida do Aventador, mas também como o Lamborghini de motor central mais hardcore de sempre, o Lamborghini Aventador SVJ (sinónimo de SuperVeloce Jota) mostra-se, pela primeira vez, naquela que é a sua versão final de produção.
O palco escolhido para a sua apresentação foi na abertura da Semana do Automóvel de Monterey, um dos mais importantes eventos automobilísticos nos EUA e que tem como um dos seus pontos altos o já famoso Concurso de Elegância de Pebble Beach.
Depois de ter conquistado o ceptro de veículo de produção mais rápido no circuito de Nürburgring, o novo “touro enraivecido” dá agora também a conhecer as razões que lhe permitiram fazer uma volta ao circuito germânico em apenas 6min44,97s, batendo o tempo conseguido pelo Porsche 911 GT2 RS — a começar pelo V12 6,5 l atmosférico, que nesta nova proposta debita 770 cv de potência e 720 Nm de binário.
RELACIONADO: Sai da frente, 911 GT2 RS. Lamborghini Aventador SVJ é o novo rei do NürburgringDos 0 aos 200 km/h em 8,6s…
Graças a estes predicados, o Aventador SVJ consegue fazer a tradicional aceleração dos 0 aos 100 km/h em tão-só 2,8s, os 0 aos 200 km/h em 8,6s, ao mesmo tempo que fixa como velocidade máxima os 351 km/h.

A ajudar, o mesmo sistema de quatro rodas direcionais e de suspensão ativa (melhorada) já conhecidos do Aventador S, acompanhado da transmissão ISR (Independent Shifting Rod) de sete velocidades, assim como de uns pneus Pirelli P Zero Corsa feitos à medida.
ALA para que te quero!
Se é diferenças para as restantes versões do Aventador que procuras, elas estão bem visíveis. Até porque residem, basicamente, no radical e fantástico visual exterior do SuperVeloce Jota!
A Lamborghini decidiu “vestir” o Aventador SVJ com uma evolução do conhecido pacote aerodinâmico ativo estreado no Huracán Performante, Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA), que integra sensores de inércia e flaps — um par localizado no splitter frontal e outro par no capot traseiro — que podem ser abertos ou fechados eletronicamente.
No caso do SVJ, o ALA foi melhorado de forma a não só aumentar a downforce do carro em 70% face ao SV, mas também diminuir o coeficiente de arrasto em 1%, com os flaps a poderem ser ativados em menos de 500 milésimos de segundo, adaptando o fluxo de ar às necessidades do momento.
À frente, quando o ALA está desligado, os flaps estão fechados, gerando o máximo de downforce para curvar a alta velocidade e auxiliar a travagem. Quando ligados, os flaps abrem, reduzindo a pressão do ar no spoiler dianteiro, direcionando o fluxo de ar através de um canal interno até uns geradores de vórtices na parte inferior do carro, reduzindo drasticamente o drag (resistência), otimizando capacidade de aceleração e velocidade máxima

Já na traseira, os flaps mantêm-se igualmente fechados com o ALA desligado, permitindo que a asa traseira se comporte como uma tradicional asa fixa beneficiando a estabilidade em curvas de alta velocidade e em travagem. Quando abrem, desviam o fluxo de ar da asa, melhorando o drag a velocidades mais elevadas.
A peculiar asa traseira, com três pontos de apoio, também tem os seus truques, ao permitir vetorização do ar. Como? Da mesma forma que a vetorização do binário permite enviar mais binário para a roda que mais dele necessita, também a asa traseira do Aventador SVJ consegue distribuir o ar, em curva, para o lado mais necessitado, “carregando” a roda no interior da curva, incrementando a tração e downforce nesse lado, contra-balançando a transferência de massas que acontecem com o carro em movimento.
A par destes sistemas ativos, o Lamborghini Aventador SVJ conta ainda com um tejadilho e tampa do motor fabricados em fibra de carbono, além de um novo avental dianteiro, saias laterais e jantes específicas.
RELACIONADO: É o último Lamborghini Aventador SV? Então quero uma cor da Porsche sff…Começar sob a égide do 63
Em Pebble Beach, a Lamborghini deu a conhecer o Aventador SVJ 63, exemplar que procura prestar homenagem ao ano de fundação da marca de Sant’Agata Bolognese (1963) e que, por esse motivo, dará origem a apenas 63 unidades. Distinguindo-se, todas elas, por apresentarem um novo esquema de cores, a branco e preto, com o número 63 no capot dianteiro e nas portas.

Já do Lamborghini Aventador SVJ regular, serão produzidos um total de 900 carros, com um preço unitário a partir de 349 116 euros, ainda antes da aplicação dos impostos.
As primeiras unidades do Aventador SVJ têm entrega prevista para o início de 2019.
Sabe responder a esta?
Qual a potência anunciada pela Cosworth para o Aston Martin Valkyrie?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Aston Martin Valkyrie. O motor atmosférico mais potente de sempre?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Aston Martin Valkyrie. O motor atmosférico mais potente de sempre?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL