Notícias Atirou lixo do carro? Esta câmara deteta e passa multa

Arranque a Frio

Atirou lixo do carro? Esta câmara deteta e passa multa

Apresentamos-lhe a "Littercam", uma câmara capaz de detetar quando alguém atira lixo para a rua do interior do veículo e emitir automaticamente a coima.

Condutor detetado pela Littercam a deitar lixo pela janela
© Liitercam

Atirar uma beata ou lixo pela janela do carro é um comportamento ainda comum entre os condutores e/ou os passageiros.

Apesar de no Código da Estrada estar explícito que é proibido atirar qualquer objeto para o exterior do veículo — a coima pode ser entre 60 euros e 300 euros —, dificilmente é-se apanhado no ato.

No Reino Unido, no entanto, vai ficar mais fácil apanhar o condutor ou passageiro prevaricador. É o que podemos ver na publicação abaixo, da @evolving.ai, onde mostra em ação a Littercam (Câmara de lixo).

Publicação de @evolving.ai
Ver no Threads

Esta câmara tem como objetivo apanhar os infratores que se livram do lixo através da janela do seu veículo e ajudar a manter as ruas e estradas mais limpas.

A câmara é precisa o suficiente para detetar pequenos objetos como beatas de cigarro. Depois, recorrendo a Inteligência Artificial, interliga a filmagem do lixo a ser deitado para a estrada com a matrícula do veículo e emite as coimas em concordância.

A introdução desta tecnologia terá como missão a redução substancial de episódios similares aos apresentados no vídeo acima.

Leia ainda: Beach Bot. Um robô para limpar as beatas de cigarros das praias

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.