Notícias Pagani Zonda faz 25 anos. Como seria se fosse desenhado hoje?

Arranque a Frio

Pagani Zonda faz 25 anos. Como seria se fosse desenhado hoje?

Já passaram 25 anos? O Zonda foi o primeiro Pagani e tinha tudo o que se podia pedir: imagem dramática, motor V12 e um barulho dos deuses.

Pagani Zonda perfil
© DK Engineering

Foi em 1999, durante o Salão de Genebra, que a Pagani se deu a conhecer com o Zonda, um supercarro italiano com coração alemão e linhas que remetiam para os Sport-Protótipos de uma década antes.

Não custa, no entanto, sonhar com o futuro. O IED (Istituto Europeo di Design), em colaboração com a Pagani, desafiou os seus estudantes do mestrado de design de transportes a imaginar um futuro hipercarro, que também é um tributo ao Zonda, que celebra este ano o seu 25.º aniversário.

O resultado final é o Alisea. Um desenho único, depurado, feito de superfícies suaves, mas ao mesmo tempo cheias e musculadas, com proporções que remetem claramente para o Zonda.

Realce para o cockpit em posição avançada, que mais parece uma cúpula, e para as assinaturas visuais típicas da Pagani: a entrada de ar elíptica à frente e as quatro saídas de escape integradas num círculo atrás.

Tal como o Zonda, o Alisea vem com um motor V12 da AMG, associado a uma caixa manual, mas infelizmente não passa de um plano de intenções. Isto porque não se trata de um protótipo funcional, mas sim «apenas» de um modelo à escala real.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.