Notícias Carro chinês faz teste do alce sem precisar do condutor

Arranque a Frio

Carro chinês faz teste do alce sem precisar do condutor

Ultrapassar o teste do alce com sucesso é um desafio. O novo L6 da jovem marca chinesa IM Motors mostra como se faz… sem precisar de condutor.

IM L6 durante teste do alce
© IM Motors

Os 71 km/h de velocidade de entrada que o IM L6 regista neste teste do alce dificilmente impressionam — o mais modesto Ford Focus passou a surpreendentes 83 km/h.

O que impressiona é que o L6 fez o teste do alce sem condutor, ou seja, o carro efetuou a manobra evasiva de forma totalmente autónoma. E isso é um feito.

A ainda muito jovem IM Motors — nasceu em 2020 para ser a marca premium da gigante SAIC, o grupo que tem a MG —, quis demonstrar com esta «acrobacia» o potencial do seu “chassis digital inteligente”.

Este “chassis digital inteligente” inclui a mais recente tecnologia associada à condução autónoma (repare no LiDAR no tejadilho) e direção às quatro rodas.

Neste último caso com a particularidade de as rodas poderem virar na mesma direção, permitindo deslocar-se diagonalmente, até 45º.

O IM L6 também promete ser o primeiro elétrico de produção com uma bateria de estado semissólido — contrariando os rumores iniciais de que seria de estado sólido.

Os trunfos tecnológicos do L6 demonstram o tamanho da ambição da IM Motors. Afinal, a estreia mundial até foi no Salão de Genebra com previsão de chegada ao mercado europeu em 2025. Conseguirá conquistar clientes ao Tesla Model 3 ou Polestar 2?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Chanson foi o nome dado a um conhecido modelo europeu da Citroën no Japão. Que modelo é esse?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Parece um Citroën Saxo Cup mas reparem bem na matrícula