Notícias A que painel de instrumentos pertence este relógio da Rolex?

Arranque a Frio

A que painel de instrumentos pertence este relógio da Rolex?

Há algumas décadas, a personalização de automóveis podia incorporar luxos como um Rolex no painel de instrumentos de um Mercedes-Benz com assinatura AMG.

Mercedes-Benz 560 SEC 1990 - Relógio Rolex
© L'Art de L'Automobile

Não é um engano. Este Mercedes-Benz 560 SEC AMG tinha mesmo um relógio analógico da Rolex no seu painel de instrumentos.

Nos longínquos anos 80 e 90, não existiam modelos com ecrãs tão grandes como uma televisão nem elementos de requinte que se resumiam apenas a mais tecnologia.

Os construtores de automóveis tinham de ser mais criativos quando o objetivo era o de cativar os clientes que exigiam uma elevada dose de exclusividade.

No caso da AMG, que na altura ainda era independente e dedicava-se a explorar o potencial dos modelos da Mercedes-Benz, esta exclusividade podia incluir um Rolex no painel de instrumentos. Em opção, claro.

Perfeitamente integrado no espaço sob o conta-rotações, não faltava a coroa, que é o símbolo da Rolex, nem pequenos diamantes a marcar 11 dos 12 pontos horários.

Tal como o resto da instrumentação, tudo estava montado sob um fundo de nogueira escura e nunca foi desmontado, de forma a garantir o seu perfeito estado de conservação.

O Mercedes-Benz 560 SEC AMG foi apresentado em 1985, mas esta unidade foi entregue nova em 1990 na Coreia do Norte. Antes de ter chegado à Europa, passou diversos anos em Ontário, no Canadá.

Atualmente, conta apenas com 50 mil quilómetros e está disponível para venda em França, quase como se ainda estivéssemos em 1990.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O raro C 36 (W 202) foi o primeiro filho legítimo entre a Mercedes-Benz e a AMG. Qual foi o segundo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)