Notícias Volkswagen T-Roc bate recorde no Green NCAP e morde os calcanhares aos 100% elétricos

Emissões

Volkswagen T-Roc bate recorde no Green NCAP e morde os calcanhares aos 100% elétricos

O motor 1.5 TSI Evo2 conseguiu colocar o Volkswagen T-Roc em destaque no Green NCAP. Nissan Ariya também consegue avaliação muito positiva nos carregamentos até 11 kW.

Volkswagen T-Roc
© Volkswagen

O Green NCAP, entidade europeia que atesta a eficiência energética dos carros em comercialização na Europa, acaba de revelar os resultados da sua última ronda de testes.

Esta entidade independente — que é o equivalente ambiental ao conhecido Euro NCAP, que avalia a segurança dos automóveis — avalia todos os automóveis em quatro pontos essenciais: a qualidade do ar à saída do escape (índice de ar limpo), a eficiência de carregamento, a eficiência mecânica/elétrica e, finalmente, as emissões de gases com efeito de estufa.

Nesta última ronda, os modelos avaliados foram o Nissan Ariya, Renault Austral, Volkswagen T-Roc, Volvo XC40, Ford Fiesta e Hyundai Staria. De todos estes, aquele que mais surpreendeu acabou por ser um modelo com motor a combustão: o Volkswagen T-Roc, cujo motor 1.5 TSI recebeu algumas melhorias, passando a denominar-se Evo2.

Volkswagen T-Roc
Uma das alterações preconizadas neste motor 1.5 TSI Evo2 diz respeito à movimentação do catalisador e do filtro de partículas para um ponto mais próximo do motor, onde as temperaturas são mais elevadas e a eficiência destes sistemas é maior.

Com esta atualização, o Volkswagen T-Roc — cuja produção está localizada na fábrica da Autoeuropa, em Palmela — alcançou um valor de 77 pontos num total de 100 pontos possíveis no «Índice de Ar Limpo». É valor mais elevado de sempre, alcançado no Green NCAP por um motor de combustão.

Para encontrarmos um valor mais elevado que este, temos de procurar na lista do Green NCAP por modelos 100% elétricos — que por motivos óbvios, alcançam sempre a pontuação máxima neste particular. Dito de outra forma, o T-ROC 1.5 TSI Evo2 no «Índice de Ar Limpo» ficou apenas a 23 pontos de um 100% elétrico.

Destaque também para o Nissan Ariya, que também obteve um valor recorde noutro campo. Nos carregamentos até 11kW é o elétrico mais eficiente do mercado, aproveitando até 91,6% da energia debitada no sistema, batendo modelos como Hyundai Ioniq 5 e Tesla Model 3 neste particular.

Vejam nesta lista, os resultados dos restantes modelos testados nesta ronda do Green NCAP: