Notícias É assim que nasce um motor de 33 milhões de euros

Arranque a Frio

É assim que nasce um motor de 33 milhões de euros

Este é o nível de precisão que é necessário na montagem do motor a jato do Airbus A350, o Rolls-Royce Trent XWB.

Rolls-Royce Trent XWB
© Rolls-Royce

Hoje ganhámos asas e descolámos do asfalto para vos mostrar como nasce o Rolls-Royce Trent XWB, o motor turbofan a jato que equipa em exclusivo o Airbus A350.

A experiência fascinante que é ver nascer um motor ganha aqui outra escala: só as pás da fan formam uma circunferência com 3 m de diâmetro. O que torna difícil ter a percepção da magnitude da operação que está por detrás da montagem do Trent XWB.

Curiosidade: uma única lâmina da turbina do Trent XWB consegue gerar tanta energia como a necessária para locomover um monolugar de Fórmula 1. No máximo, o Trent XWB pode gerar até 430 kN de impulso

No total são mais de 20 mil peças individuais que dão vida a este motor, num processo de montagem de precisão que demora 20 dias a completar.

A Rolls-Royce comprimiu esse tempo todo em pouco mais de três minutos:

A Rolls-Royce refere-se ao seu Trent XWB como o motor aeronáutico de grandes dimensões mais eficiente do mundo — é 15% mais económico que o antecessor (Trent 1000). O que é uma diferença considerável, considerando o tamanho do A350, que pode transportar até 440 passageiros.

A eficiência acrescida ajuda a compensar o custo do motor: cada unidade do Rolls-Royce Trent XWB ascende à volta de 33 milhões de euros. Dupliquem esse valor por cada A350 e corresponde a cerca de 20-25% do valor total do avião.

Leia também O avião elétrico mais rápido do mundo tem cortiça portuguesa. Porquê?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Autódromo de Terramar, em Espanha, é um dos mais antigos do mundo. Em que ano foi inaugurado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

De circuito de corridas a galinheiro. A história do Autódromo de Terramar