Notícias A verdadeira razão do Toyota Century ter recebido este nome

Arranque a frio

A verdadeira razão do Toyota Century ter recebido este nome

Considerado como um dos automóveis mais luxuosos, o Toyota Century é também um dos que inclui uma elevada dose de simbolismo. E uma fénix.

Nos anos 60, a Toyota decidiu criar algo à altura dos automóveis mais luxuosos que vinham do ocidente e dessa premissa nasceu o Toyota Century.

O objetivo foi criar um automóvel que se destacasse perante todos os outros e que representasse tudo o que havia de melhor no Japão. Acabou-se por tornar ele próprio um símbolo do melhor que se fazia no país do sol nascente.

Primeira geração do Toyota Century (1967)
© Toyota Primeira geração do Toyota Century (1967)

A cultura japonesa tem características apaixonantes e plenas de simbolismo. Entre elas está a importância da família e comunidade bem como o respeito às suas tradições e hierarquia.

Algo que ficou claro durante o desenvolvimento do Toyota Century. Até em detalhes como a escolha do nome, que foi como uma homenagem ao fundador da Toyota, Sakichi Toyoda, nascido em 1867. Precisamente 100 anos antes, ou um século (century em inglês) antes do Century ser lançado.

O caráter exclusivo do Toyota Century também passaria a ser a escolha da Casa Imperial Japonesa.

O símbolo da Casa Imperial Japonesa é uma ave rara e real, conhecida como a fénix japonesa (hou-ou), que representa a virtude, a graça e a linha imperial. E, por isso, é também o símbolo que está presente em todo os Toyota Century.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.