Notícias Viagem no tempo. Era assim que se montavam os Porsche em 1986

Arranque a Frio

Viagem no tempo. Era assim que se montavam os Porsche em 1986

Viajamos no tempo para visitar a Porsche em 1986, altura em que o construtor alemão era uma entidade muito diferente da que conhecemos hoje.

fábrica Porsche 1986
© tasturbo86

Atualmente já toda a gente sabe como são feitos os Porsche… esfrega-se a lâmpada mágica e pede-se um desejo…

Não… espere… isso é como é comprado um Porsche. Atualmente, são produzidos como (quase) todos os outros carros. Com recurso a robôs e máquinas que permitem acelerar o processo de produção e garantir níveis de qualidade elevados.

Mas e se lhe disséssemos que nem sempre foi assim? Até à década de 90, a maior parte da linha de montagem dos 911 e 928, produzidos na Alemanha, era manual.

Num vídeo publicado pelo canal tasturbo86, conseguimos acompanhar a forma como eram construídas estas máquinas em 1986 — há quase 40 anos.

As filmagens são de um cliente que comprou um Porsche 911 Turbo (930) e decidiu ir buscá-lo à fábrica. Ocasião que o permitiu fazer uma visita pelas instalações da marca alemã.

O filme permite-nos ver (em parte) como era a Porsche na altura, ainda um pequeno construtor e a passar por um período difícil, antes de sofrer uma importante restruturação nos anos 90.

Seria nessa década que seria introduzido o Boxster e a geração 996 do 911, que salvaram a Porsche e deram início à sua escalada apoteótica que a transformaram no titã que é hoje.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.