Notícias É isto o que o 911 GT1 Straßenversion do Museu da Porsche «sonha»

Arranque a Frio

É isto o que o 911 GT1 Straßenversion do Museu da Porsche «sonha»

Um dos 21 exemplares do 911 GT1 Strassenversion «vive» no Museu da Porsche, em Estugarda, mas sonha em «esticar as pernas» nas montanhas…

Porsche 911 GT1 Straßenversion no Museu da Porsche
© Porsche

O Porsche 911 GT1 Straßenversion dispensa apresentações. É uma das máquinas mais exóticas da década de 90 e continua a ser, ao dia de hoje, um dos especiais de homologação mais fantásticos de sempre.

Tal como o Mercedes-Benz CLK GTR, nasceu para que o 911 GT1 pudesse competir nas 24 Horas de Le Mans, que a Porsche acabaria por vencer em 1998.

Por isso mesmo, a marca de Estugarda foi «obrigada» a construir 21 exemplares para a estrada: à boa maneira alemã, pragmática, o nome Straßenversion significa, literalmente, “versão de rua”.

Um desses exemplares do 911 GT1 Straßenversion está exposto no Museu da Porsche, em Estugarda, e um pouco à imagem do filme “Uma Noite no Museu”, está «vivo» e também é capaz de sonhar… no seu caso, como uma enrolada estrada de montanha.

É a premissa do mais recente vídeo da Porsche, que tem o 911 GT1 Straßenversion como protagonista, mostrando que ainda está para as curvas: literalmente!

Recorde-se que o Straßenversion pesa apenas 1150 kg e é animado pelo mesmo seis cilindros boxer do carro de competição — 3,2 l, biturbo, aqui com 544 cv de potência —, geridos por uma caixa manual de seis velocidades, precisando de apenas 10,5s para ir dos 0… aos 200 km/h.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.