Notícias Já conhecias o “clone” chinês do Mercedes-Benz Classe G?

Arranque a Frio

Já conhecias o “clone” chinês do Mercedes-Benz Classe G?

Sendo um modelo icónico, não é de estranhar que o Mercedes-Benz Classe G tenha servido de "inspiração" modelos chineses. Um deles é o BAIC BJ80.

BAIC BJ80

Normalmente afetados por súbitos surtos de falta de originalidade, muitos designers de marcas chinesas costumam ir buscar “inspiração” a modelos europeus na hora de desenharem os seus carros.

Desde o Lamborghini Urus até ao BMW Isetta passando pelo BMW X4, foram já vários os modelos que foram alvo de “cópias” por parte de marcas chinesas, sendo um deles o Mercedes-Benz Classe G.

O “clone” dá pelo nome de BAIC BJ80 e, com exceção de uma grelha que pisca o olho ao mundo da Jeep (ou será da Hummer?), não é difícil encontrar muitas das proporções do mítico jipe alemão no bem mais modesto BJ80.

Desde as linhas quadradas até aos faróis redondos passando pelos puxadores das portas ao formato das janelas o BJ80 não esconde onde foi buscar inspiração. Curiosamente, o BJ80 tem como irmão de gama um jipe de seu nome… BJ40, sim, tal como o Land Cruiser da Toyota!


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre