Notícias Novo Mercedes-AMG CLE 53 revelado. Ainda tem seis cilindros (e não só)

Apresentação

Novo Mercedes-AMG CLE 53 revelado. Ainda tem seis cilindros (e não só)

Uns meses depois de termos conhecido o CLE, o novo coupé da Mercedes é a vez de conhecermos a versão 53, a primeira com o cunho da AMG.

Mercedes-AMG CLE 53 Coupé, traseira 3/4
© Mercedes-Benz

Numa altura em que a AMG está a abandonar os melódicos motores V8 e a preferir usar blocos de quatro cilindros com (muitas) ajudas eletrificadas, a primeira versão AMG do novo Mercedes CLE surpreende ao incluir um motor de seis cilindros em linha.

Relembramos que o CLE é a nova proposta da marca da estrela para tomar o lugar dos coupés e descapotáveis das gamas Classe C e Classe E e era apenas uma questão de tempo até a AMG dar-nos a sua «opinião» sobre este modelo.

O número 53 na sua designação indica-nos que estamos ainda a pelo menos um patamar de distância de todo o potencial do CLE — esse fica reservado para os 63 —, mas isso não a torna menos interessante.

Por fora destaca-se, desde logo, pela grelha frontal Panamericana, que identifica a ligação à AMG. Depois, nos flancos da carroçaria, há a designação Turbo 4Matic+, que diz-nos algo acerca do seu potencial.

Lá atrás, para melhorar a aerodinâmica, há um pequeno defletor na tampa da bagageira e na parte inferior do para-choques está um extrator de ar com uma dimensão generosa, a que se juntam quatro saídas de escape redondas com um tamanho a condizer.

A fechar o capítulo da estética, destaque ainda para o capô, que inclui uma saída de ar entre as duas saliências longitudinais — a lembrar o histórico SL —, mas também para as originais jantes de liga leve com 20” de desenho aerodinâmico.

Seis cilindros em linha, mas com ajuda eletrificada

Para este AMG CLE 53, a marca escolheu o bloco com seis cilindros em linha e 3,0 l de capacidade (M 256M), que inclui um turbo capaz de elevar a potência máxima até aos 449 cv. Quanto ao binário, o valor máximo é de 560 Nm, mas este pode chegar aos 600 Nm por alguns segundos com a função de overboost.

A tal «ajuda» eletrificada fica a cargo da segunda geração do sistema mild-hybrid de 48 V, integrado na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e nove relações (AMG Speedshift TCT 9G), e que contribui, momentaneamente, com 23 cv e 205 Nm adicionais.

Por se tratar da segunda geração deste sistema, há funções que foram melhoradas, tais como a que mal nos deixa aperceber do momento em que o motor se volta a ligar depois de uma pausa num semáforo, por exemplo.

Em termos de prestações, a primeira versão AMG do Mercedes CLE anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,2s e uma velocidade máxima de 250 km/h, que pode passar para os 270 km/h com o pacote opcional Dynamic Plus da AMG.

A caixa automática transmite tudo isto às quatro rodas (4Matic+), mas quando não é necessária, o sistema consegue desconectar o eixo dianteiro, ficando apenas com tração traseira. Há ainda um modo drift que também desconecta o eixo dianteiro.

Não saindo das questões mais dinâmicas, todos os Mercedes-AMG CLE 53 vêm de série com sistemas de direção assistida variável e direção no eixo posterior, destinadas a melhorar a agilidade deste modelo e o seu desempenho em estradas mais retorcidas.

Sigla AMG obriga a um ambiente mais desportivo

A bordo do CLE Coupé há quatro lugares disponíveis, sendo que a Mercedes afirma que o espaço disponível é semelhante ao do antigo Classe E Coupé.

Por se tratar de um AMG, os assentos contam com um apoio lateral mais evidenciado e uma decoração a condizer, com costuras e cintos de segurança em vermelho, como a unidade que vemos nas imagens. Ainda assim, há mais hipóteses de personalização para quem preferir outra combinação de cores.

Para quem se senta ao volante, estão disponíveis um painel de instrumentos totalmente digital e com os modos de visualização exclusivos das versões AMG, mas também um volante mais desportivo com os comandos da caixa integrados e os seletores rotativos dos modos de condução.

No centro do tabliê e em posição de destaque, o monitor tátil instalado numa posição mais vertical também inclui modos de visualização específicos das versões AMG, com diversas informações em tempo real e com múltiplas hipóteses de personalização. Tudo para que a experiência de condução seja uma das mais apuradas.

Quando chega?

O novo Mercedes-AMG CLE 53 Coupé tem chegada prevista para o início de 2024. O preço ainda não foi divulgado.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé existem em todo o mundo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os 15 automóveis mais caros de sempre em leilão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os 15 automóveis mais caros de sempre em leilão