Notícias Craig Breen. Piloto da Hyundai morre durante treino para o Rali da Croácia

Óbito

Craig Breen. Piloto da Hyundai morre durante treino para o Rali da Croácia

Craig Breen, que este ano estava a participar no Campeonato de Portugal de Ralis com a Team Hyundai Portugal, perdeu a vida quando estava a preparar o Rali da Croácia.

Craig Breen Hyundai
© Hyundai Portugal

Craig Breen, piloto oficial da Hyundai Motorsport, morreu esta quinta-feira durante um treino para o Rali da Croácia, confirmou a Hyundai em comunicado.

O piloto irlandês, que tinha 33 anos e que este ano estava a participar no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com a Team Hyundai Portugal, estava a preparar a prova croata quando se despistou e perdeu a vida num acidente violento em Lobor, uma cidade no norte daquele país dos Balcãs.

Os pormenores do acidente ainda não foram confirmados, mas os primeiros relatos locais dão conta de uma colisão contra um poste de eletricidade de madeira que terá destruído todo o lado esquerdo do Hyundai i20 N Rally1 onde o irlandês seguia.

“Foi com enorme pesar que a Hyundai Portugal recebeu a triste notícia que o piloto Craig Breen faleceu na sequência de um acidente durante os testes realizados hoje para o Rally da Croácia”, pode ler-se em comunicado, onde a Hyundai Portugal confirma que “o navegador James Fulton saiu ileso do acidente”.

O WRC também já reagiu: “A família do WRC está chocada e triste pela morte de Craig Breen. Os nossos pensamentos e sentimentos estão com a família e com os amigos do Craig neste momento incrivelmente difícil”.

Também a FIA, através do seu presidente, Mohammed Ben Sulayem, se manifestou através de um comunicado oficial onde se poder ler: “Em nome da FIA, estendo os meus sinceros pêsames à família e aos amigos do Craig Breen após a sua morte durante um teste privado na Croácia. Os nossos pensamentos e orações estão com a sua família e com a comunidade dos ralis neste momento difícil”.

Uma história ligada a Portugal

Filho de um antigo campeão de ralis da Irlanda, Craig Breen estreou-se no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) em 2009 e, curiosamente, no Rali de Portugal desse ano.

Seguiram-se 81 participações na categoria mais alta dos ralis, distribuídas por Peugeot, Citroën, Ford M-Sport e Hyundai. Alcançou oito pódios e 30 vitórias em especiais, ao mesmo tempo que marcou um total de 372 pontos.

Team Hyundai Portugal traz piloto do WRC para o CPR (4)
© Hyundai Portugal

Para esta temporada, Breen não tinha programa completo para o WRC, pelo que o Rali da Croácia seria apenas a sua segunda prova do ano no Mundial de Ralis, depois da estreia na Suécia, logo na segunda ronda, onde surpreendeu ao alcançar o segundo lugar.

Este regime de part-time no Mundial de Ralis abriu as portas a que Breen pudesse ingressar na Team Hyundai Portugal para fazer o Campeonato de Portugal de Ralis deste ano.

A estreia no nacional de ralis aconteceu no início de março, no “Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Viera do Minho e Cabeceiras de Basto”, que também marcou o arranque do Europeu de ralis. Breen fechou a prova no sexto lugar da geral e terminou como o melhor entre os pilotos que correm no CPR.

Na segunda prova do ano, no “Rallye Casinos do Algarve”, o irlandês acabou por abandonar cedo, devido a acidente, pelo que não marcou qualquer ponto. Estava em quarto lugar do CPR, que é liderado por Miguel Correia.