Notícias Mercedes-AMG SL recebe V8 híbrido e torna-se o mais potente de sempre

Apresentação

Mercedes-AMG SL recebe V8 híbrido e torna-se o mais potente de sempre

O novo Mercedes-AMG SL 63 E Performance mantém o V8 biturbo, mas ganha um sistema híbrido que o atira para lá dos 800 cv de potência máxima.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance - 3/4 de frente
© Mercedes-AMG

A espera acabou. A Mercedes-AMG acaba de levantar o véu à versão mais radical do novo SL. Denominado SL 63 E Performance, este passa diretamente a ser o SL mais potente de sempre.

Para começar, está equipada com o motor mais desejado da gama, um V8 biturbo com 4.0 litros de capacidade. Exatamente o mesmo que já tivemos oportunidade de testar neste novo SL. Só que agora este V8 está integrado num sistema híbrido plug-in, que conta com um motor elétrico com 150 kW (204 cv) e com uma bateria com 6,1 kWh de capacidade.

Quando tudo está a funcionar em conjunto, a potência máxima chega agora aos 816 cv e o binário aos 1420 Nm.

O que muda?

Visualmente, não são muitas as diferenças face às versões do SL que já conhecemos, mas há alguns detalhes a destacar.

Começando pela parte de trás, não há como não reparar nas quatro imponentes saídas de escape, mas agora, a designação desta versão também inclui contornos em vermelho.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance - 3/4 de traseira
© Mercedes-AMG

A maior diferença, no entanto, está na tampa integrada no para-choques traseiro, destinada a esconder a tomada de carga para o sistema híbrido plug-in, que admite carregamentos a velocidade de até 3,7 kW em Corrente Alternada (CA).

Apenas 13 km de autonomia elétrica

O motor elétrico do sistema híbrido está instalado no eixo traseiro, tal como a bateria de iões de lítio, que apenas permite que o Mercedes-AMG SL 63 E Performance faça até 13 quilómetros em modo 100% elétrico.

Nas manobras de estacionamento ou deslocações a velocidade mais reduzida, nomeadamente em cidade, será sempre privilegiado o modo de condução 100% elétrico.

Contudo, essa não é a principal missão deste sistema eletrificado, que está mesmo destinado a ajudar o motor de combustão a fazer o que sabe fazer melhor e não a locomover o SL em exclusivo.

O novo SL 63 E Performance é ainda mais rápido que o SL 63 4Matic+ que o Guilherme testou recentemente

É claro que tudo isto resulta em prestações dignas dos modelos que nascem nas instalações de Affalterbach: o sprint dos 0 aos 100 km/h, por exemplo, é despachado em meros 2,9s, já a velocidade máxima está fixada nos 317 km/h.

Experiência de condução mais apurada

Mas nem só de acelerações bruscas se vai contar a história completa deste Mercedes-AMG SL 63 E Performance, que também promete «dar cartas» quando chegam as curvas.

Mercedes-AMG SL 63 S E Performance - interior
© Mercedes-AMG No interior, com exceção de alguns grafismos específicos do sistema híbrido no ecrã multimédia e no painel de instrumentos, é praticamente tudo igual ao que vemos no SL 63 4Matic+

Para isso a Mercedes-AMG deu-lhe eixo traseiro direcional de série, diferencial autoblocante mecânic e o famoso sistema de tração integral 4MATIC+, que consegue gerir a tração da melhor forma em ambos os eixos, seja com o binário entregue pelo motor de combustão, como pelo motor elétrico.

Além disso, o equipamento de série ainda inclui a suspensão AMG Active Ride Control, com um melhor controlo dos movimentos da carroçaria e o sistema de direção nas quatro rodas.

O sistema de travagem com discos carbocerâmicos também faz parte do equipamento de série e conta com discos de diâmetro superior aos que encontramos nos Mercedes-AMG SL puramente a combustão.

Quanto vai custar?

Quanto ao preço, ainda não sabemos quanto é que o novo Mercedes-AMG SL 63 E Performance vai custar no nosso país, nem mesmo quando chegam as primeiras unidades.

Porém, a título de referência, importa dizer que o Mercedes-AMG SL 63 4Matic+, que até aqui era a versão mais potente da gama, arranca nos 251 500 euros no mercado português.