Notícias Mudou mas ficou melhor? Este é o novo Suzuki Swift 2024

Apresentação

Mudou mas ficou melhor? Este é o novo Suzuki Swift 2024

A Suzuki já apresentou a nova geração do pequeno Swift que além da nova imagem, estreia uma nova motorização.

Suzuki Swift - vista lateral em estrada
© Suzuki

Já passaram quase 20 anos e três gerações desde que Cristiano Ronaldo nos dava a conhecer o novo Suzuki Swift. A história continua e agora há uma nova geração para conhecer.

O novo Swift assenta sobre a mesma plataforma Heartect do antecessor, mantendo praticamente as mesmas dimensões, assim como a silhueta e proporções.

Suzuki Swift - vista frontal
© Suzuki

Visualmente, no entanto, é fácil detetar diferenças, sobretudo à frente, onde há uma nova face, com grupos óticos de desenho mais moderno que incluem novas luzes diurnas em LED e uma grelha de novo formato.

Atrás, há também novas óticas, mas uma das maiores diferenças para o antecessor é, talvez, o reposicionamento do manípulo da porta traseira. Nesta quarta geração passou do pilar C para uma posição mais convencional, alinhado com o manípulo da porta dianteira.

Fica a percepção geral, no entanto, de que o novo Suzuki Swift é mais um restyling profundo do antecessor do que verdadeiramente uma nova geração.

No habitáculo do novo Suzuki Swift há diferenças mais expressivas, destacando-se a troca de posição das saídas de ventilação centrais com o monitor tátil do infoentretenimento. Este cresce até às 9″ e fica agora posicionado no topo da consola.

Curiosamente, o painel de instrumentos, apesar de ter um novo desenho, continua a ser analógico. Apesar das muitas diferenças, há alguns componentes no interior que parecem ter sido herdados do antecessor, como os comandos dos vidros ou o volante.

Novo motor e tração integral continua a estar disponível

Uma das principais novidades do novo Suzuki Swift está debaixo do capô. O novo motor a gasolina Z12E toma o lugar do anterior K12D, mantém a capacidade de 1,2 l, mas passa a ter três cilindros em vez de quatro. De série vem com um sistema mild-hybrid de 12 V associado (chamado de SHVS).

Ainda não temos as especificações finais, mas promete números de potência e binário semelhantes ao atual bloco de quatro cilindros, mas com maior economia de combustível e menores emissões, e ao mesmo tempo capaz de oferecer uma melhor resposta às solicitações do acelerador.

Suzuki Swift - vista frontal
© Suzuki

Como tem sido regra desde o primeiro Swift, a nova geração continua a ter como opção uma versão de tração integral AllGrip. Caso enfrente pisos com menor aderência, este tem a capacidade de enviar binário para as rodas traseiras de uma forma automática.

Para completar as novidades do novo Suzuki Swift há uma generosa lista de novos sistemas de assistência à condução. Entre eles, o DSBS (Dual Sensor Brake Support), que não é mais que um sistema autónomo de travagem de emergência capaz de detetar peões e ciclistas.

Além deste, há também um novo assistente de manutenção de faixa, um sistema de monitorização do condutor (há uma câmara instalada no painel de instrumentos) e outros como o reconhecimento de sinais de trânsito, a deteção de ângulo morto ou o alerta de tráfego posterior, por exemplo.

Suzuki Swift - 3/4 de traseira
© Suzuki

Quando chega?

O novo Suzuki Swift tem chegada prevista a Portugal para a primavera do próximo ano, mas ainda não existem preços disponíveis.

O novo modelo iniciar a sua carreira comercial em «casa», no Japão, ainda neste mês de dezembro, apenas com a transmissão automática CVT, que é a opção mais popular por lá. Em janeiro será a vez da versão de caixa manual (cinco velocidades) chegar ao mercado.