Notícias Há mais uma marca a caminho de Portugal e não vem da China

Mercado

Há mais uma marca a caminho de Portugal e não vem da China

Nem só de marcas chinesas se fazem as novidades do mercado automóvel nacional. Está a chegar uma nova, da Coreia do Sul, mas as suas raízes são bem antigas.

KGM Torres
© KGM

Há uma nova marca a caminho do mercado nacional e europeu: chama-se KGM, tem origem sul-coreana e vai chegar ao nosso país este ano pelas mãos da Astara Portugal.

Apesar da KGM ainda ser uma desconhecida, a verdade é que na sua origem está uma marca que quase todos conhecem, a Ssangyong.

A Ssangyong, que chegou a vender-se em Portugal (e ainda estava presente em Espanha, por exemplo), entrou em insolvência e, no início de 2023, foi absorvida pelo KG Group, que adquiriu 61,86% do seu capital.

Pouco tempo depois seria rebatizada para KGM ou KG Mobility, como se vai poder ler nos automóveis da marca em Portugal. Com o novo nome vem também um novo logótipo e uma gama de produtos muito completa.

Chegada prevista para junho de 2024

Presente atualmente em todos os continentes (em 2023 a KGM Global vendeu 112 400 veículos em todo o mundo), a KGM vai apresentar-se em Portugal com cinco modelos: Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Rexton (D-SUV), Musso (pick-up) e Torres, que é a mais recente novidade da marca.

Ssangyong Tivoli vista dianteira 3/4
O Tivoli será a aposta da KGM para o segmento B-SUV

O Tivoli será a aposta da KGM para o segmento B-SUV e vai apresentar-se com três motorizações distintas (1.5 turbo a gasolina com 149 cv ou 163 cv e 1.6 turbo Diesel com 136 cv), que podem ser associadas a caixas manuais ou automáticas e a sistemas de tração dianteira ou integral.

A presença no segmento C-SUV será garantida pelo Korando, que irá partilhar o catálogo de motorizações com o Tivoli.

KGM Musso
© KGM KGM Musso

A oferta no segmento D-SUV vai ser assegurada pelo Rexton, um SUV com sete lugares que terá apenas uma motorização: 2.2 turbo Diesel com 202 cv de potência, associado a uma caixa automática de 8 velocidades e um sistema de tração integral. Será precisamente a mesma solução que iremos encontrar na pick-up Musso.

Torres será o «ponta de lança»

No entanto, a «estrela da companhia» no nosso país será o Torres, um novo SUV que vai posicionar-se entre os segmentos C-SUV e D-SUV (tem 4,70 m de comprimento). Estará disponível com duas motorizações: uma a combustão e outra 100% elétrica, designada EVX.

KGM Torres
© KGM

A primeira, é animada por um bloco a gasolina de quatro cilindros, com 1,5 l de capacidade, que entrega 163 cv de potência e 280 Nm de binário máximo.

A segunda, EVX, recorre a um motor elétrico com 150 kW (204 cv), alimentado por uma bateria com 73,4 kWh de capacidade, para uma autonomia de até 500 km.