Notícias Nissan Navara. O adeus da pick-up à Europa acontece em 2022

Produção

Nissan Navara. O adeus da pick-up à Europa acontece em 2022

A Nissan Navara deverá abandonar o mercado europeu durante 2022, após o encerramento, no final deste ano, da fábrica onde é produzida.

Nissan Navara

É oficial. “A produção da atual geração da Nissan Navara para o mercado europeu terminará com o encerramento da nossa fábrica em Barcelona em dezembro de 2021, e as vendas terminarão durante o curso de 2022″, foi a mensagem passada à Automotive News.

Ainda de acordo com a marca, a decisão tomada reflete o declínio do segmento das pick-up no mercado europeu, pelo que parece estar fora dos planos a importação da Navara que é produzida na Tailândia — que foi renovada o ano passado.

Parece ser a despedida definitiva da Nissan de um segmento onde foi uma das principais responsáveis pela sua transformação e crescimento durante este início de século.

VEJAM TAMBÉM: Hyundai Santa Cruz. A pick-up com “ares” de Tucson que nós não vamos ter
Nissan Navara

Foi a Nissan Navara, sobretudo a partir da terceira geração lançada em 2005, que mais ajudou a transformar a imagem da pick-up de puro veículo de trabalho para um veículo mais familiar e de lazer, fazendo com que o segmento fosse dominado por modelos de cabina-dupla e cinco lugares, e generosamente equipados.

Quando a geração atual chegou ao mercado, em 2014, estimava-se que o segmento das pick-up crescesse substancialmente na Europa, levando até que da Navara derivassem mais dois modelos, a Renault Alaskan e a Mercedes-Benz Classe X.

Nissan Navara

As expetativas de crescimento do segmento nunca chegaram a acontecer, pelo menos na ordem de grandeza estimada pelos analistas e marcas, e após um pico em 2018, as vendas de pick-up começaram novamente a contrair, com a crise pandémica de 2020 a deitar abaixo qualquer perspetiva de recuperação.

Tanto a Alaskan como a Classe X já deixaram de ser de produzidas, mas agora até a Nissan Navara, uma das “instituições” do segmento deita a “toalha ao chão”.

Atualmente o segmento é dominado pela Ford Ranger seguida da Toyota Hilux, com a Mitsubishi L200 a encerrar o pódio.

Nissan Navara

Fonte: Automotive News.