Notícias Maserati despede-se dos V8 com uma «Ultima» edição

Apresentação

Maserati despede-se dos V8 com uma «Ultima» edição

A Maserati está a chegar a um daqueles momentos tristes mas inevitáveis. Em breve, será encerrada a produção dos seus motores V8.

Depois de uma história que está prestes a comemorar o seu 65.º aniversário, a Maserati anunciou que vai deixar de produzir motores V8.

Para assinalar o momento, criou uma edição especial dos Ghibli e Levante designada por Ultima e mostrou-os, pela primeira vez, no Goodwood Festival of Speed.

Maserati Ghibli 334 Ultima, detalhe do número 334
© Maserati

Tanto o Maserati Ghibli 334 Ultima como o Maserati Levante V8 Ultima estão disponíveis numa edição limitada de 103 unidades (cada).

Claro que o destaque é o 3.8 V8 biturbo, fornecido pela Ferrari, que os equipa. O V8 tem as duas bancadas de quatro cilindros a perfazerem 90º, dois turbocompressores e entrega 580 cv e 730 Nm.

Maserati V8 (1959-2023)
O 5000 GT foi o primeiro Maserati de estrada a equipar um V8 e, desde então, fez sempre parte da oferta da marca. De 1959 até 2023, já produzidos mais de 100 mil Maserati com blocos V8.

Em ambos os modelos a transmissão é efetuada via uma caixa automática de oito velocidades, apenas para o eixo posterior do Ghibli e às quatro rodas no Levante.

Maserati Ghibli 334 Ultima

A berlina da marca do tridente é a que conta com o nome mais histórico. O primeiro Ghibli nasceu em 1967 como coupé e está prestes a despedir-se como uma berlina desportiva de quatro portas.

Maserati Ghibli V8 Ultima detalhe
© Maserati

O número “334” é uma referência à velocidade máxima desta versão, 6 km/h mais que o Ghibli Trofeo equipado com o mesmo motor. Também os 0-100 km/h são despachados mais depressa, em 3,9s ao invés de 4,3s.

Estas melhorias foram possíveis graças a uma aerodinâmica otimizada — com vários elementos em fibra de carbono —, e novas jantes Orione de 21″ envolvidas por novos pneus específicos para este Ghibli 334 Ultima.

Por fora destaca-se pelo tom Scià di Persia, uma referência ao primeiro Maserati 5000 GT, entregue ao último Xá da Pérsia, Mohamed Reza Pahlavi, e o primeiro modelo de estrada a equipar um V8 na marca do tridente, em 1959. Podemos ver também que o “334” faz parte da decoração da carroçaria, a vermelho.

No interior, há assentos em pele Terracotta, com o “334” inscrito nos encostos de cabeça e na consola central. Além do logótipo, há também uma chapa identificativa desta série especial.

Maserati Levante V8 Ultima

O Levante representou a entrada da Maserati na era dos SUV. Em termos de estilo, destaca-se pela enorme grelha frontal, com o tridente ao centro, mas também pelas suas imponentes proporções.

Maserati Levante V8 Ultima detalhe
© Maserati

Nesta edição especial, inclui o logo “V8 Ultima” na secção lateral, em vermelho, contrastando com os tons Nero Assoluto e Blu Royale disponíveis para a carroçaria.

Tal como acontece com o Ghibli, equipa também jantes Orione, mas com uma dimensão de 22”. E também estão presentes diversos elementos em fibra de carbono na carroçaria. Tanto para enriquecer a estética, como otimizar a aerodinâmica.

O habitáculo também recebeu a pele Terracotta e a chapa identificativa da versão especial “una di 103”.