Notícias Mitsubishi Colt regressa à Europa mas com «cara» de Renault Clio

Apresentação

Mitsubishi Colt regressa à Europa mas com «cara» de Renault Clio

Baseado no Renault Clio, o novo Colt vem para assumir um lugar de destaque na gama europeia da Mitsubishi. O que esperar?

Novo Mitsubishi Colt
© Mitsubishi

A Mitsubishi acaba de apresentar a sétima geração do Colt, que reforça o compromisso da marca nipónica no segmento B, iniciado com o ASX.

Depois de uma ausência de mais de 10 anos, o Mitsubishi Colt regressa ao continente europeu com uma geração totalmente nova, mas como podemos constatar, partilha praticamente tudo com o Renault Clio. Desde a aparência exterior e interior à mecânica.

Tal como já tinha acontecido com o ASX, o «irmão gémeo» do Renault Captur, também o novo Colt resulta de um exercício badge engineering.

Colt, onde é que eu já te vi?

Sem surpresa, tal como já tínhamos antecipado pelo teaser divulgado pela Mitsubishi há vários meses, o Colt é praticamente igual ao Renault Clio.

Novo Mitsubishi Colt frente
© Mitsubishi Na dianteira, além do logótipo da Mitsubishi, destaca-se a assinatura “Dynamic Shield” típica dos modelos da marca dos três diamantes

E ao contrário de algumas previsões que se foram fazendo, até já inclui os novos elementos estreados no restyling que o utilitário francês recebeu recentemente.

Na dianteira, por exemplo, a única diferença é mesmo a assinatura “Dynamic Shield”, os apontamentos em cromado e, claro, o logótipo da marca dos três diamantes.

Já na parte traseira, as diferenças para o «irmão» francês são ainda menos óbvias e resumem-se às inscrições “Mitsubishi” e “Colt”, ainda que a zona inferior do para-choques também seja específica.

Novo Mitsubishi Colt traseira
© Mitsubishi Na traseira destacam-se as inscrições “Mitsubishi” e “Colt”

Disponível com jantes de 15” (de aço) a 17”, o novo Colt estará disponível em cinco cores distintas: Onyx Black, Sunrise Red, Royal Blue, Volcanic Grey (metalizadas) e Arctic White (sólida).

E o interior?

Também o interior é decalcado do modelo francês, com exceção do logótipo da construtora japonesa, que surge ao centro do volante.

Novo Mitsubishi Colt interior
© Mitsubishi

Destaca-se a instrumentação digital de 7” ou 10”, dependendo da versão, e o ecrã central multimédia de 7” ou 9,3” (em posição vertical), que permite integração com Android Auto e Apple CarPlay.

Além de oferecer um espaço de carregamento sem fios para o smartphone, o Colt oferece ainda uma câmera de estacionamento com visão 360º, sistema de som BOSE e vários sistemas ADAS, entre eles cruise control adaptativo, deteção de ângulo morto e reconhecimento de sinais de trânsito.

Duas motorizações à escolha

Assente na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o novo Mitsubishi Colt vai chegar a Portugal com duas motorizações distintas.

Na base da gama vai estar um motor a gasolina de três cilindros e um litro, com turbocompressor, que produz 90 cv de potência e que só pode equipar uma caixa manual de cinco velocidades.

Depois, logo acima, surge uma motorização híbrida. Esta junta um motor a gasolina de 1.6 l e quatro cilindros (sem turbo) com dois motores elétricos (um com 18 kW ou 24 cv e outro com 36 kW ou 49 cv) e uma bateria de 1,2 kWh de capacidade, para uma potência combinada de 145 cv.

Previsivelmente trata-se do sistema híbrido E-Tech da Renault e que já testámos no Clio e chegou recentemente à Dacia Jogger.

Primeiro contacto Já conduzimos o Dacia Jogger Hybrid 140. Um híbrido familiar acessível e muito mais

Quando chega?

A produção do novo Mitsubishi Colt vai arrancar no próximo mês de setembro, na fábrica da Renault em Bursa, na Turquia.

Novo Mitsubishi Colt perfil
© Mitsubishi

As primeiras entregas estão previstas para o último trimestre do ano, mas ainda não há qualquer previsão de preços para o mercado português.