Notícias Mercedes-Benz GLS foi renovado. Mais luxuoso e ainda com motores V8

Apresentação

Mercedes-Benz GLS foi renovado. Mais luxuoso e ainda com motores V8

A Mercedes-Benz acaba de renovar o maior SUV da sua gama, o GLS, e a maior novidade foi o facto de não ter abandonado os motores V8.

Mercedes-Benz Stadium apresentação Mercedes-Benz GLS
© Mercedes-Benz

Depois do GLA, GLB e GLC, agora chegou a vez da Mercedes-Benz atualizar o maior SUV do seu catálogo, o GLS.

Como muitas vezes acontece nestes exercícios de atualização de meio ciclo de vida, as mudanças estéticas estão muito longe de ser radicais, com a marca de Estugarda a adotar uma abordagem mais conservadora e a limitar-se a «refrescar» a imagem deste SUV.

Mercedes-Benz Stadium Atlanta
© Mercedes-Benz Mercedes-Maybach GLS, Mercedes-AMG GLS e Mercedes-Benz GLS no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos EUA

Por fora, as maiores alterações surgem mesmo na dianteira, com o renovado GLS a receber uma grelha com lâminas horizontais. Também o para-choques dianteiro mudou, sobretudo nas entradas de ar laterais, que adotam um tratamento vincadamente mais desportivo.

Já na traseira o maior destaque vai para a nova assinatura luminosa. O formato dos farolins permanece inalterado, mas o seu interior sofreu alterações.

Disponível com configurações de seis ou sete lugares, o GLS continua a assumir-se como um autêntico salão de luxo sobre rodas.

As opções de acabamentos, materiais e cores também foram dilatadas, para que os clientes não tenham qualquer limitação na hora de personalizar o seu GLS, e todo o pacote tecnológico foi reforçado.

Mercedes-Benz GLS 2023
© Mercedes-Benz O Mercedes-Benz GLS está disponível com configurações de 6 e 7 lugares

É certo que ao centro, na consola, continuamos a contar com um trackpad (já bem antigo, por sinal…) para controlar o sistema MBUX, e ainda não temos direito aos novos ecrãs multimédia verticais que temos visto nos modelos mais recentes da Mercedes-Benz, mas o volante é completamente novo.

Mercedes-Benz GLS 2023 interior
© Mercedes-Benz

Mercedes-Maybach é sempre sinónimo de luxo

Além do “Benz”, a Mercedes também deu a conhecer os GLS da “Maybach” e da “AMG”. No caso do Mercedes-Maybach GLS, o luxo é levado ao extremo, com já vem sendo hábito.

E isso começa logo por se destacar no exterior: a grelha dianteira cromada conta com elementos verticais e o lettering “Maybach”, as tomadas de ar dianteiras têm um padrão específico e as jantes (opcionais) de 23” têm um desenho típico da marca fundada por Wilhelm Maybach.

Além das cores e dos acabamentos exclusivos, as variantes Mercedes-Maybach do GLS destacam-se ainda por contarem com o sistema MBUX Multi-Seat Entertainment, que acrescenta três ecrãs na traseira e dois bancos reclináveis que se transformam em autênticas poltronas.

Mercedes-AMG GLS também foi retocado

A variante mais desportiva assinada pela Mercedes-AMG, também foi atualizada: recebeu alguns apontamentos visuais novos, mais tecnologia e mais equipamento de série.

Por fora o destaque vai para a grelha dianteira “panamericana”, um detalhe que afasta esta versão AMG das restantes variantes do modelo.

LEIAM TAMBÉM: Parece um videojogo mas é real. Mercedes-AMG One como nunca o viram

Depois, é impossível ignorar as jantes que podem ir até às 23” e as pinças de travão vermelhas, um detalhe que ajuda a vincar a imagem desportiva deste SUV, que agora exibe o logótipo da AMG no capô ao invés da tradicional estrela prateada.

Já no habitáculo, além das novas cores e dos novos materiais, destaca-se o facto do Mercedes-AMG GLS agora contar com uma versão específica do sistema MBUX, com grafismos específicos da «casa» de Affalterbach.

A juntar a isso conta ainda com a versão mais recente do volante AMG Performance (com novos comandos e com a possibilidade de ter elementos em carbono) e passa a oferecer, de série, a suspensão adaptativa AMG Ride Control+ e o sistema ativo de estabilização AMG Active Ride Control, que permite reduzir o rolamento em curva.

Mercedes-AMG GLS interior
© Mercedes-Benz Mercedes-AMG GLS

Aposta nos motores V8 continua

No que toca às motorizações, boas notícias: ainda é o carismático 4.0 V8 biturbo, associado a um sistema mild-hybrid EQ Boost de 48 V, que acrescenta de forma momentânea 22 cv de potência.

Esta motorização surge na versão 580 4MATIC, que agora se apresenta com 517 cv, na variante 600 4MATIC (557 cv) e claro, na versão GLS 63 4MATIC+, que entrega 612 cv.

Abaixo destas surgem as variantes com seis cilindros em linha e 3.0 l de capacidade, também elas associadas a um sistema mild-hybrid EQ Boost de 48 V, ainda que aqui este sistema acrescente «apenas» 20 cv de potência momentâneos.

A este nível, a oferta a gasolina fica a cargo da versão 450 4MATIC com 381 cv, ao passo que a gama Diesel é formada pelo GLS 350 d 4MATIC (269 cv) e pelo GLS 450 d 4MATIC (367 cv).

Quando chega?

A Mercedes-Benz ainda não especificou o preço do renovado Mercedes-Benz GLS (e das respetivas versões), mas já confirmou que a chegada deste modelo ao mercado europeu vai acontecer no final de outubro.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos