Notícias O primeiro descapotável elétrico de luxo é da Maserati

Apresentação

O primeiro descapotável elétrico de luxo é da Maserati

Depois do GranTurismo e do SUV Grecale, a Maserati completa a sua gama de modelos 100% elétricos com o elegante GranCabrio Folgore.

Maserati GranCabrio Folgore - 3/4 de frente
© Maserati

Aproveitando a data de nascimento de Leonardo Da Vinci e no ano em que é comemorado o 110.º aniversário da marca, a Maserati organizou um espetáculo único. O protagonista foi o GranCabrio Folgore, que completa — para já — a gama de modelos 100% elétricos da marca do tridente.

Apresentado como “o primeiro descapotável 100% elétrico no segmento de luxo”, a terceira proposta da gama Folgore foi apresentada com uma configuração singular. Para a carroçaria foi escolhido o tom Liquid Rose Gold e para a capota, um cinzento Titan Grey, demonstrando as potencialidades do programa de personalização da Maserati, o Fuoriserie.

A designação Folgore é exclusiva desta variante elétrica, tal como as jantes de 21” no eixo traseiro e de 20” nas rodas da frente. Em opção, há seis desenhos disponíveis, sendo que quatro acabamentos são exclusivos da versão Folgore.

A capota de lona, como não poderia deixar de ser, é o elemento de maior destaque no GranCabrio, e dá continuidade à história longa da Maserati no mundo dos descapotáveis. Esta consegue abrir em apenas 14s e de fechar em 16s. E tudo, até uma velocidade máxima de 50 km/h.

Devido à presença da capota, o porta-bagagens perdeu capacidade — apenas 151 l, contra 172 l do GranCabrio a combustão e 270 l do coupé GranTurismo Folgore (310 l a combustão). Caso não seja necessária a abertura da capota, há uma divisória que se recolhe e permite mais uns litros de volumetria.

Uma vez a bordo, há assentos de visual igualmente personalizado e produzidos com materiais de origem sustentável. Estes incluem um sistema de aquecimento para o pescoço e, em opção, está disponível um corta-vento que pode ser dobrado e guardado no porta-bagagens.

Em modo 100%… Folgore

A cadeia cinemática elétrica do GranCabrio Folgore é precisamente a mesma que conhecemos do GranTurismo. Ou seja, três motores elétricos de 300 kW (408 cv) cada e uma arquitetura elétrica com 800 V. E com tecnologias herdadas diretamente da Fórmula E.

A potência máxima combinada é de 560 kW (761 cv), que ascende aos 610 kW (829 cv) com MaxBoost, e o binário alcança os 1350 Nm. Estes valores ajudam a levar os 2340 kg do GranCabrio dos 0 aos 100 km/h em 2,8s. E se quisermos alcançar os 200 km/h, são precisos apenas 9,1s. A velocidade máxima anunciada é de 290 km/h.

Para fornecer a energia necessária ao sistema elétrico deste GranCabrio, está uma bateria de 92,5 kWh (83 kWh utilizáveis). Com esta, a Maserati anuncia uma autonomia máxima entre os 419 km e os 447 km, mas também um consumo combinado de 22,4 kWh/100 km (WLTP).

Quando for necessário carregar, o GranCabrio Folgore aceita corrente alternada (AC) ou contínua (DC), com potências máximas de 22 kW ou 270 kW, respetivamente. Neste caso, com a ajuda de um carregador rápido, será possível adicionar 100 km à autonomia em apenas cinco minutos.

Quando chega e quanto custa?

O Maserati GranCabrio Folgore ainda não tem data prevista de chegada ao mercado nacional nem foram anunciados preços. Tendo em consideração que o GranTurismo Folgore custa 210 mil euros em Portugal, podemos ficar com uma noção de quanto irá custar o GranCabrio 100% elétrico.