Notícias Vejam o que a Hyundai fez ao IONIQ 5 N

Competição

Vejam o que a Hyundai fez ao IONIQ 5 N

Depois do modelo de estrada, o IONIQ 5 N recebe agora uma versão de competição. Chama-se Hyundai IONIQ 5 N eN1 Cup e perdeu muitos quilos.

Depois de termos conhecido a versão de estrada do Hyundai IONIQ 5 N, ficamos a agora a conhecer a versão de competição. Inclui o mesmo sistema elétrico de 800 V e os mesmos 650 cv de potência, mas a missão é outra: mudar o futuro da competição automóvel com carros elétricos.

Face à versão de estrada, este novo IONIQ 5 N eN1 Cup — sim, o nome é complexo — é mais baixo e mais largo, como seria de esperar. Além disso tem mais apêndices aerodinâmicos para gerar, claro, mais força descendente.

Mas não pensem que as mudanças são apenas estéticas. É mesmo um carro de competição, com tudo a que tem direito… menos um motor de combustão.

Mais leve mas… pesado

O IONIQ 5 N de competição é bem mais leve que a versão de produção. Relembramos que a versão de estrada acusa quase 2,3 toneladas de peso. Ainda assim, baila de curva para curva com um «à vontade» surpreendente como já vimos neste vídeo.

Por isso, para reduzir o peso, houve diversos componentes que foram «dispensados» e tanto o capô como os vidros são agora feitos num material mais leve. As jantes de 18” são forjadas e incluem pneus de competição.

Com tudo isto, o valor final já fica num mais simpáticos 1970 kg. Dificilmente o podemos chamar de peso-pluma, mas sempre são cerca de 300 kg de diferença.

Como seria de esperar, a suspensão tem amortecedores ajustáveis em duas vias, que podem ser ajustadas ao nível da altura, camber e rigidez.

Claro que o Hyundai IONIQ 5 N eN1 Cup não dispensa a presença de elementos como a célula de segurança exigida pela regulamentação da FIA. Além disso, estão presentes baquets de competição e arnés de seis apoios.

Face a outros modelos de competição, este IONIQ 5 N ainda inclui extintores específicos para sistemas elétricos, incluindo soluções por asfixia para travar um eventual incêndio no pack de baterias. Para completar a configuração, também a tomada de carregamento viu a sua posição alterada.

Para tentar transmitir mais «emoção» a quem assiste às corridas, os sons «virtuais» criados para o IONIQ 5 N também foram intensificados.

Temporada de testes

A apresentação oficial do IONIQ 5 N eN1 Cup está marcada para a sessão de treinos oficial das equipas inscritas para o Hyundai N Festival. Esta será realizada no circuito de Inje Speedium, a partir de 27 de abril.

Ainda em fase de protótipo, este continuará a ser desenvolvido e melhorado em ambiente de corrida, ao mesmo tempo que estreia a categoria eN1, para carros 100% elétricos.

Durante as 10 provas previstas, as equipas, pilotos e comissários terão também a oportunidade de aprender mais sobre a competição automóvel em modo 100% elétrico. Nesta «aprendizagem» estão incluídas infraestruturas relacionadas com o carregamento, medidas de combate a incêndios e a capacidade de resposta a emergências.

Sabe esta resposta?
Que piloto japonês mostrou a capacidade de drift do novo Hyundai IONIQ 5 N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai IONIQ 5 N mostra que sabe «derreter pneus» nas mãos do Rei do Drift