Notícias Jeep pisca olho ao passado com quatro novos protótipos

Easter Jeep Safari 2024

Jeep pisca olho ao passado com quatro novos protótipos

Na edição deste ano do Moab Easter Jeep Safari, a Jeep revela quatro novos protótipos que apostam forte na nostalgia.

Jeep Wrangler Low Down
© Jeep

O evento anual Easter Safari da Jeep está de volta ao deserto do Moab — começou a 23 de março e prolonga-se até o próximo dia 31 de março.

Como manda a tradição, a Jeep levou até ao evento uma nova coleção de protótipos que parecem ser capazes de ir «ao fim do mundo e voltar», ainda que este ano tenham sido bastante menos que em 2023: «apenas» quatro contra sete.

© Jeep

A marca mundialmente conhecida pelos seus 4×4 revelou assim os Jeep Low Down e Willys Dispatcher — derivados do Jeep Wrangler —, o Jeep Gladiator Rubicon High Top e o Jeep Vacationeer (derivado do Grand Wagoneer).

Jeep Wrangler Low Down

O Wrangler Low Down presta homenagem a um protótipo apresentado neste mesmo evento há 15 anos, e que continua a ser um dos favoritos dos fãs: o Jeep Wrangler Lower 40.

À semelhança do Lower 40, o novo Wrangler Low Down surge com um «senhor» motor V8 de 6,4 l (392 polegadas cúbicas) e 482 cv de potência, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.

A carroçaria apresenta-se com uma pintura Poison Apple Red, o capô é em fibra de carbono e tem uma cúpula transparente, e as portas traseiras «perderam» puxadores. Este modelo vem ainda equipado com pneus de 42” montados em jantes do tipo beadlock de 20”.

Jeep Wrangler 4xe Willys Dispatcher

O Jeep Willys Dispatcher deriva do híbrido plug-in Wrangler 4xe, que, segundo a marca, “invoca a nostalgia dos Jeep civis do início do período pós-guerra, com o seu aspeto robusto e utilitário”.

O exterior foi completamente remodelado, apresentando-se no tom Element 115 Green, rematados por pneus Super Traxion de 36″ que envolvem jantes steelies de liga leve de 16″ por 7,0″ de estilo vintage. O para-choques dianteiro também remete para outros tempos e integra um gancho de guincho Warn Epic Series.

Os eixos dianteiro e traseiro Dana 50 Advantech com relação 4,70 transferem os 380 cv e 637 Nm para os pneus Super Traxion.

No interior, destacam-se os bancos revestidos com uma mistura de pele de seda desgastada e inserções de tecido houndstooth. Para além disto, a cabine é protegida por uma capota JPP (Jeep Performance Parts), enquanto o piso possui um revestimento em vinil também da JPP.

Jeep Gladiator Rubicon High Top

O Jeep Gladiator Rubicon High Top foi concebida para elevar o desempenho da pick-up Gladiator — que viu a sua carreira terminar na Europa em 2023.

A pick-up está equipada com o conhecido Pentastar V6 de 3,6 l, acoplado a uma caixa automática TorqueFlite de oito velocidades.

A Gladiator Rubicon High Top apresenta-se num tom metálico Ginger Snap com grafismos a preto, equipado com um para-choques modificado da American Expedition Vehicles. Para fazer jus à designação Rubicon, surge com eixos dianteiros e traseiros Dana 60 e uma suspensão pneumática ajustável AccuAir.

No interior, os bancos estão revestidos com pele Alea castanha e preta, acalchoada. A proteção superior é fornecida por uma capota da JPP.

Jeep Vacationeer

O enorme Jeep Vacationer procura responder aos desejos dos fãs do movimento overland. Pintado na cor Spearminted, é complementado por um tejadilho branco e grafismos em madeira — a remeter para os primeiros Wagoneer e Grand Wagoneer.

Ainda no exterior vemos jantes de competição 701 Method de 18” por 9”, estando equipado com um guincho Warn montado na parte dianteira. Logo acima do para-brisas temos três luzes auxiliares LED TYRI de 11”.

O RedTail Overland Skyloft personalizado em fibra de carbono afixado no tejadilho distingue o Vacationeer, tendo capacidade para duas pessoas e é climatizado. Obrigou a retirar as segunda e terceira filas de bancos para permitir a sua integração.

Por isso, no interior, temos agora um espaço mais amplo que não só permite o acesso rápido ao «andar» de cima como também pode ser usado como espaço de convívio.

A motivar este SUV temos o novo seis cilindros em linha Hurricane Twin Turbo 510, com 3,0 l de capacidade, que debita 517 cv de potência e 678 Nm binário.