Notícias Horacio Pagani tem um Tesla mas ainda vê os elétricos como um problema

Elétricos

Horacio Pagani tem um Tesla mas ainda vê os elétricos como um problema

Para Horacio Pagani a aposta na mobilidade elétrica é "forçada e exagerada", porque "ainda não há infraestrutura para suportar carregamentos".

Horacio Pagani
© Pagani

Depois de ter dito que não fazia sentido produzir hipercarros elétricos, Horacio Pagani, fundador e diretor executivo da Pagani Automobili, voltou a mostrar-se muito crítico face aos automóveis elétricos.

Numa conferência virtual para estudantes e profissionais de Design e Engenharia de Santa Fé, a sua terra natal na Argentina, Horacio Pagani falou do nascimento da sua empresa e até falou de alguns rivais, mas aproveitou o momento para também abordar o tema da eletrificação e alguns dos problemas associados.

Para o «patrão» da Pagani a aposta na mobilidade elétrica é forçada e exagerada, ao mesmo tempo que considera que a infraestrutura ainda revela grandes limitações.

Acredito que a indústria automóvel mundial está a exagerar um pouco ao forçar o carro elétrico quando ainda não temos uma infraestrutura capaz de suportar os carregamentos.

Horacio Pagani, diretor executivo da Pagani Automobili

Horacio Pagani foi mais longe e deixou um aviso: “ainda não temos infraestrutura para suportar os carregamentos nem capacidade para produzir um número tão grande de baterias. É um exagero que pode prejudicar a indústria”, disse.

Horacio Pagani
© Pagani Horacio Pagani, fundador e diretor executivo da Pagani Automobili

Apesar desta sua visão, e para mostrar que a sua opinião acerca dos automóveis elétricos tem algum fundamento, Horacio Pagani confessou que tem um Tesla e que o considera “muito interessante”, apesar de achar que, como acontece com outros automóveis elétricos, “é um problema”.

“Temos um Tesla na família e só o usamos para andar pelo nosso bairro. Muitas vezes temos que viajar em trabalho a Milão, que está a 200 km da nossa fábrica, mas não podemos ir com o Tesla”, começou por dizer.

“Se chegas a Milão e não encontras um carregador livre, tens que ficar lá a dormir. O Tesla é muito interessante, mas é um problema. Em três ou quatro anos que o temos não o usámos uma única vez para fazer mais de 200 km”, atirou.

Algum dia vamos ver um Pagani elétrico?

Depois de explicar a sua experiência pessoal com automóveis elétricos, Horacio Pagani voltou a abordar a possibilidade da Pagani vir a lançar um elétrico e, mais uma vez, mostrou que essa é uma realidade ainda muito longínqua, até porque não existe procura:

Nenhum cliente da Pagani me está a pedir um carro elétrico.

Horacio Pagani, diretor executivo da Pagani Automobili

Mesmo assim, “já há cinco anos que temos uma equipa a trabalhar num possível superdesportivo elétrico da Pagani”, revelou o líder da pequena fabricante italiana, antes de dizer: “Talvez nunca venha a ser colocado à venda, mas dispomos da tecnologia da Mercedes-Benz (a marca germânica fornece motores à Pagani) e é um desenvolvimento muito interessante”.

Independentemente de tudo, Horacio Pagani foi peremtório ao dizer: “Quero que isto fique bem claro: se algum dia lançarmos um automóvel elétrico, não esperem que resolva nenhum problema do planeta”.

“Não vai salvar os passarinhos nem solucionar os problemas das pessoas. Não vai fazer nenhuma contribuição para a humanidade, apenas satisfazer um desejo dos nossos clientes”, concluiu.

Fonte: Motor.es