Notícias Ford Transit Custom. Agora é a vez das versões com motor de combustão

IAA Transportation 2022

Ford Transit Custom. Agora é a vez das versões com motor de combustão

Depois de já a conhecermos como e-Transit Custom, a Ford Transit Custom deu-se a conhecer nas suas variantes a combustão e híbrida plug-in.

Inicialmente revelada apenas na versão elétrica, a Ford Transit Custom deu-se a conhecer no IAA Transportation 2022 — um salão dedicado aos veículos comerciais que decorre em Hannover e no qual a Razão Automóvel está presente — nas variantes com motor de combustão e híbrida plug-in.

Como seria de esperar, as versões com motor de combustão são bastante semelhantes à variante elétrica que já conhecemos há umas semanas, com as diferenças a resumirem-se à grelha (que passou a ter de deixar passar ar para refrigerar o motor) e, no caso das versões somente a combustão, ao desaparecimento da porta de carregamento.

A nova Transit Custom apresenta-se em seis versões — Base, Trend, Limited, Active, Trail e Sport —, com dois comprimentos distintos (L1 ou L2), duas alturas diferentes (H1 ou H2) e vários tipos de carroçaria que vão desde o furgão sem janelas traseiras até à versão de passageiros.

A NÃO PERDER: «Último da espécie». Novo Ford Mustang está mais digital mas V8 e caixa manual permanecem

Ford Transit Custom no Salão de Hannover vista traseira 3/4
©Diogo Teixeira/Razão Automóvel
No interior o maior destaque vai para o ecrã de 13” onde encontramos o sistema de infoentretenimento SYNC 4. Além disso, temos ainda teclas de atalho táteis por baixo do ecrã e o volante basculante que já tínhamos conhecido na variante 100% elétrica e que transforma o interior da Transit Custom num escritório móvel.

Os números das outras Transit Custom

Depois de termos ficado a conhecer os números da Ford e-Transit Custom, no IAA Transportation 2022 ficámos a par das características técnicas das variantes com motor de combustão interna.

Começando pela versão híbrida plug-in, esta recorre à mesma mecânica do Kuga PHEV. Ou seja, «casa» um 2.5 l que funciona segundo o ciclo Atkinson com um motor elétrico que é alimentado por uma bateria de11,8 kWh que não só proporciona até 57 km de autonomia elétrica como pode alimentar ferramentas elétricas.

Ford Transit Custom no Salão de Hannover vista lateral
©Diogo Teixeira/Razão Automóvel
Quanto à potência, a junção do motor de combustão com 164 cv e 210 Nm a um motor elétrico de 130 cv e 235 Nm resulta num rendimento máximo combinado de 224 cv. Já o binário, não revelado, é sempre enviado às rodas dianteiras.

Por fim, as variantes exclusivamente a combustão continuam a apresentar-se com um motor Diesel EcoBlue nas versões de 110 cv, 136 cv, 150 cv ou 170 cv. Aos propulsores Diesel está associada uma caixa manual de seis relações ou, em opção, uma automática de oito velocidades.

Ford Transit Custom pormenor ecrã central
O ecrã de 13” é um dos grandes destaques a bordo da nova Transit Custom. ©Diogo Teixeira/Razão Automóvel
Quanto à tração, as Transit Custom com motor Diesel podem contar com tração dianteira ou, numa opção única na gama, com tração integral.

Segundo a Ford as primeiras unidades da Transit Custom com motor Diesel devem começar a ser entregues em meados de 2023, com as restantes variantes a chegarem no final do ano. Para já a marca norte-americana não revelou os preços da nova Transit Custom.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?