Notícias Citroën reforça argumentos tecnológicos do C5 X e do C4

Apresentação

Citroën reforça argumentos tecnológicos do C5 X e do C4

O Citroën C5 X ganha mais uma variante híbrida plug-in e os C4 e ë-C4 ganham um novo infoentretenimento e… uma pintura de dois tons.

Citroën C5 X vista dianteira 3/4
© Citroën

Com mais de 45 mil unidades vendidas em todo o mundo, o Citroën C5 X entra em 2023 com uma gama reforçada.

A grande novidade é a chegada de uma nova variante híbrida plug-in que vem substituir a versão «só» a gasolina PureTech 180.

Citroën C5 X vista traseira 3/4
© Citroën

Esta nova versão «casa» um motor a gasolina 1.6 PureTech de 150 cv com um motor elétrico de 81 kW. O resultado final são 180 cv de potência máxima combinada e 360 Nm.

O motor elétrico é «alimentado» por uma bateria de 12,4 kWh (11,3 kWh de capacidade útil) que pode ser carregada em 1h40min num carregador de 7,4 kW.

Esta bateria permite à nova versão híbrida plug-in do C5 X percorrer até 62 km (ciclo WLTP) em modo elétrico, um valor que em cidade sobe para os 71 km.

Com a abertura das encomendas prevista para este mês, o novo Citroën C5 X híbrido plug-in ainda não tem preços para o mercado nacional.

Citroën C5 X interior
© Citroën

Apostar na tecnologia

As novidades na gama do Citroën C5 X não se resumem à nova motorização. A aposta na condução semiautónoma foi reforçada, com a adição do sistema “Highway Driver Assist 2.0”, oferecido de série no nível de equipamento Shine Pack.

Este sistema conta com mudança semiautónoma de via e recomendação antecipada de velocidade, sugerindo ao condutor que adapte a velocidade graças à leitura dos sinais. Por fim, o volante passou a ter um sensor de aderência para determinar de forma permanente se o condutor está atento.

E a gama C4?

Enquanto que no C5 X a aposta da Citroën focou-se nos dispositivos de assistência à condução, nos Citroën C4 e ë-C4 o foco esteve no infoentretenimento.

Citroen C4 e ë-C4 vista dianteira e traseira
© Citroën

Ambos os modelos passaram a contar com o mais recente sistema de infoentretenimento “My Citroën Drive Plus” estreado nos C5 X e ë-C4 X.

Associado a um ecrã de 10”, este sistema permite emparelhar smartphones sem fios e conta ainda com um reconhecimento de voz natural e um assistente digital que pode ser ativado através do comando “Olá Citroën”.

Relacionado O Citroën CX detém (provavelmente) um recorde mundial que poucos conhecem

De resto, os Citroën C4 e ë-C4 podem agora receber mais uma opção de personalização: uma pintura de dois tons disponível por 300 euros.

Citroën C4 com pintura de dois tons.
© Citroën A pintura de dois tons adiciona o tom Perla Nera ao tejadilho, contrastando com o tom da carroçaria.

A Citroën avança que estas alterações ficam disponíveis para encomenda em Portugal este mês.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Citroën Xantia Activa V6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris