Notícias EB112. Aquela que seria a super-berlina da Bugatti celebra 30 anos

Arranque a Frio

EB112. Aquela que seria a super-berlina da Bugatti celebra 30 anos

Em 1993 a Bugatti desvendava o EB112, a visão da marca para uma berlina de luxo de alta performance. O seu criador, Giorgetto Giugiaro, recorda-o.

Giorgetto Giugiaro, um dos maiores designers automóveis de sempre, celebrou recentemente o seu 85.º aniversário e a Bugatti aproveitou para nos relembrar uma das suas criações, o EB112, que também celebra 30 anos.

Desvendado no Salão de Genebra de 1993, o Bugatti EB112 deveria ter sido o segundo ato após o renascimento da marca com o EB110. Deveria, porque nunca chegou a ser produzido.

Bugatti EB112 frente 3/4
© Bugatti Giorgetto Giugiaro: “O EB112 era, a muitos níveis, um carro de sonho e um percursor do que hoje conhecemos como modelos fastback de alta performance. Combinava perfeitamente design com características tecnológicas e de engenharia que estavam, na maioria, à frente do seu tempo”.

Supercarro por dentro, berlina de luxo por fora

Se tivesse sido produzido, seria a derradeira berlina de luxo e alta performance da sua época.

O EB112 assemelhava-se a um supercarro na sua construção (monocoque em fibra de carbono e painéis da carroçaria em alumínio) e nem faltava um V12 naturalmente aspirado com 6,0 l e cinco válvulas por cilindro (60 no total), com 460 cv e 590 Nm.

Bugatti EB112 vista de cima traseira.
© Bugatti Giorgetto Giugiaro: “O Bugatti EB112 incluía um número de características estilísticas nostálgicas que eram uma referência aos modelos famosos da lendária marca francesa do final dos anos 30, mas presentes num carro com uma mecânica inovadora.”

A transmissão era às quatro rodas (38%-62%) e a caixa era manual, com seis relações. Atingia 300 km/h e acelerava como um verdadeiro desportivo: 4,3s bastavam para atingir os 100 km/h.

A não perder: Bugatti EB110. O último Bugatti antes da era Volkswagen

As linhas elegantes e curvilíneas de Giugiaro acabaram por influenciar, já neste século, o segundo renascimento da Bugatti com o Veyron.

O EB112 seria sucedido pelos protótipos EB218 e Galibier, mas estes também nunca chegaram à linha de produção. Será que algum dia veremos uma super-berlina da Bugatti?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Bugatti Veyron de produção foi lançado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces