Notícias E se os elétricos carregassem em andamento? Suécia aposta em estradas eletrificadas

Elétricos

E se os elétricos carregassem em andamento? Suécia aposta em estradas eletrificadas

A Suécia quer ter já em 2025 a primeira estrada permanentemente eletrificada para que veículos elétricos possam carregar em andamento.

camião volvo sobre estrada eletrificada
© Volvo

A Suécia quer abrir já em 2025 a sua primeira estrada permanentemente eletrificada, que abrangerá uma secção de 21 km da autoestrada E20, que liga as cidades de Örebro a Hallsberg. Será a primeira do género no mundo.

Uma solução que permitirá aos veículos elétricos que nela circulem a possibilidade de carregar em andamento, permitindo aumentar as distâncias percorridas por carga e evitar paragens em postos de carregamento.

O país escandinavo não quer ficar por aqui. O objetivo é o de ter 3000 km de estradas eletrificadas até 2035.

Foco no transporte de mercadorias

Esta solução avançada pela Suécia está orientada, sobretudo, para os veículos pesados de transporte de mercadorias, precisamente aqueles que são os mais difíceis de eletrificar totalmente.

Isto porque a sua massa elevada e capacidade de carga também elevada obrigam a transportar muitas e pesadas baterias (podendo até limitar a capacidade de transporte) para efetuar as mesmas distâncias dos camiões Diesel em circulação.

“Pensamos que a solução de eletrificação é o caminho a seguir para descarbonizar o setor dos transportes e estamos a trabalhar com uma série de soluções”.

Jan Pettersson, Diretor de Desenvolvimento Estratégico da Trafikverket, a administração sueca dos transportes

Que sistema vão usar para carregar os veículos?

Porém, apesar deste anúncio, a Administração de Transportes da Suécia ainda não decidiu que tipo de tecnologia pretende usar para carregar dinamicamente os veículos elétricos nas suas estradas eletrificadas.

Estão três sistemas em discussão: de catenária, condutor e indutivo. O primeiro, o sistema de catenária (semelhante ao usado nas linhas ferroviárias), não é estranho à Suécia.

Camião Scania com sistema de catenária
© SCANIA

Em 2016, a Suécia instalou um sistema de catenária num troço de 2 km em Gävle, permitindo a camiões elétricos adaptados carregar em andamento. Contudo, caso opte novamente por este sistema, a mesma limitação de uso a camiões permanecerá.

O sistema condutor, por outro lado, abre a possibilidade a veículos ligeiros o poderem usar futuramente. Este sistema também já foi testado num outro troço de 2 km numa estrada em Trafikverket em 2018.

eRoad Estocolmo 2018

Este sistema consiste num carril de carregamento integrado no asfalto sobre o qual os camiões elétricos passam, baixando um braço móvel que, em contacto com o carril, recebe energia elétrica.

O terceiro sistema, o indutivo, não é muito diferente daquele que já conhecemos para carregar os nossos smartphones sem usar qualquer cabo. Só que aqui é muito mais potente.

As placas de indução ficam instaladas por baixo do asfalto e enviam a eletricidade para uma bobina no veículo elétrico, carregando a bateria.

E os veículos elétricos de particulares?

O sistema condutor e indutivo abrem a porta aos automóveis elétricos de particulares poderem também beneficiar do carregamento dinâmico.

Um dos estudos efetuados simulou os padrões de circulação de 412 automóveis particulares nas estradas suecas e concluiu que a combinação de carregamento doméstico com o carregamento dinâmico poderia traduzir-se em automóveis elétricos com baterias mais pequenas em até 70%.

Uma redução significativa que teria um impacto substancial no preço do automóvel elétrico. É a bateria a principal responsável pelo preço elevado dos veículos elétricos. Nos automóveis compactos pode equivaler a metade do preço total do veículo.

Fonte: Euronews