Notícias Porsche já vale mais na bolsa do que todo o Grupo Volkswagen

Mercado

Porsche já vale mais na bolsa do que todo o Grupo Volkswagen

A entrada da Porsche na bolsa superou todas as expectativas, com a empresa de Estugarda a tornar-se a fabricante automóvel mais valiosa da Europa.

Depois da primeira semana completa na bolsa de Frankfurt, a Porsche atingiu uma valorização de 84 mil milhões de euros, um valor que excede a avaliação de todo o Grupo Volkswagen (aproximadamente 78,6 mil milhões de euros), fazendo com que a Porsche passe a ser a fabricante automóvel mais valiosa da Europa.

Listada no final do mês passado na bolsa com uma capitalização de 75 mil milhões de euros, com ações a 82,50 euros, a Porsche chegou a ver esse valor cair para os 79 euros, mas recuperou no final da última semana as ações, ultrapassando a barreira dos 90 euros, batendo qualquer previsão.

Esta valorização explica-se, em parte, pelo facto de os bancos de investimento terem comprado quase 3,8 milhões de ações, num movimento total que rondou os 32 milhões de euros.

A NÃO PERDER: Motores de combustão a hidrogénio? Porsche já estuda tecnologia
Porsche entrada bolsa

Isto permitiu à Porsche destronar o Grupo Volkswagen do topo da lista das fabricantes mais valiosas da Europa, ainda que a empresa de Estugarda esteja, por exemplo, a uma enorme distância da Tesla, cuja valorização em bolsa rondava os 717 mil milhões de euros no final da última semana.

Alienação permitiu encaixe de 9,6 mil milhões à Volkswagen

Há muito tempo que se discutia a possível alienação da Porsche por parte da Volkswagen, apesar do período de incerteza que continua a afetar a indústria automóvel, sempre «alimentado» pelas quebras nas cadeias de fornecimento e, mais recentemente, pela inflação.

Mesmo assim, o Grupo Volkswagen decidiu avançar para a listagem pública da Porsche, que já era uma das marcas mais lucrativas do grupo, muito por culpa do salto que deu nos últimos 20 anos.

Porsche Cayenne S
O Cayenne foi um dos maiores impulsionadores das vendas da Porsche nos últimos 20 anos.

Recorde-se que em 1998 a Porsche vendeu 50 000 automóveis e em 2021 alcançou um volume anual de 300 000 unidades, um número que se explica pela chegada de modelos como o Macan e o Cayenne, os dois SUV da marca, e o Taycan, o seu primeiro 100% elétrico, que em 2021 já vendeu mais do que o 911, Cayman, Boxster e Panamera.

LEIAM TAMBÉM: Porsche 911 GT3 RS. 60 segundos em modo «pura fúria»

Para a Volkswagen, esta alienação da Porsche — que se tornou uma das listagens em bolsa mais importantes da década — permitiu ainda um encaixe de 9,6 mil milhões de euros, que será usado para reforçar o investimento do grupo na mobilidade elétrica.

Importa lembrar que o Grupo Volkswagen anunciou — em 2020 — um investimento de 73 mil milhões de euros até 2025 para o desenvolvimento da eletrificação, de motorizações híbridas e tecnologia para os seus automóveis e tem como objetivo ultrapassar a Tesla na liderança dos automóveis elétricos nesse mesmo ano.

https://youtu.be/OZ-ssTfnr1c

Fonte: Bloomberg

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Porsche Carrera GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los