Notícias Grupo ambientalista interrompe prova de Fórmula E na Alemanha

Insólito

Grupo ambientalista interrompe prova de Fórmula E na Alemanha

Realizou-se no passado fim de semana em Berlim mais uma prova do Campeonato de Fórmula E, mas foi interrompida por um grupo ambientalista.

Um grupo ambientalista interrompeu a última prova do Campeonato FIA de Fórmula E, que se realizou no circuito citadino de Berlim, Alemanha.

Com os monolugares prestes a arrancar para a segunda corrida do último fim de semana, ativistas passaram por cima das redes de segurança e invadiram a pista, obrigando à sua interrupção.

Fórmula E - DS - Grelha de partida
© DS

Esta perturbação da prova de Fórmula E, já reivindicada pelo grupo ambientalista alemão Letzte Generation (Última Geração), não foi um auto único. Nesse mesmo fim de semana, fizeram parte de uma série de manifestações na capital alemã.

Segundo o grupo ambientalista, como se identificam, “É altura de abrandar. Porque estamos na autoestrada para o inferno climático com o pé no acelerador”.

Ao perceber que havia algo de invulgar na pista, os pilotos permaneceram imobilizados nos seus monolugares. A segurança do evento entrou rapidamente na pista e retirou os manifestantes, que foram detidos logo de seguida pela polícia.

O momento da «invasão» foi captado por diversas câmaras, incluindo a deste utilizador do Twitter, que nos permite ver o que aconteceu em Berlim.

Campeonato de Fórmula E

O campeonato em que participa o «nosso» António Félix da Costa, é caracterizado pela utilização de automóveis 100% elétricos.

No entanto, apesar disto, este grupo de ativistas resolveu interromper a prova. O objetivo? Apelar ao governo alemão no sentido de este tomar medidas contra as alterações climáticas.

Já depois da prova, a Fórmula E emitiu o seguinte comunicado: “A corrida foi temporariamente interrompida enquanto as autoridades locais lidavam com uma ação de protesto não relacionada com o evento. Os serviços de segurança contiveram rapidamente esta perturbação e com o máximo de segurança. O evento prosseguiu tal como planeado”.

Depois das duas provas no circuito citadino instalado no histórico aeroporto de Berlim, na Alemanha, é hora de arrumar tudo. As equipas do campeonato de Fórmula E seguem para o Principado do Mónaco, onde realiza a próxima prova, a 6 de maio.