Notícias Próximo Porsche Macan 100% elétrico já acelera na neve da Suécia

Fotos-Espia

Próximo Porsche Macan 100% elétrico já acelera na neve da Suécia

O futuro Porsche Macan, que será 100% elétrico, voltou a deixar-se apanhar, desta vez durante os testes de inverno, na Suécia.

Porsche Macan EV fotos espia 2022
© Razão Automóvel

Já não é a primeira vez que são “apanhados”, mas nem por isso deixa de ser notícia. Falamos dos protótipos de teste do futuro Porsche Macan, que voltaram a ser «caçados», desta vez a cumprir os habituais testes de inverno, perto do Círculo Polar Ártico, no norte da Suécia.

O objetivo passa por somar quilómetros em condições extremas de frio, de forma a assegurar que tudo funciona, sobretudo a bateria, a bomba de calor e todo o sistema eletrónico de gestão de potência.

E isto porque o Macan vai sofrer, na próxima geração, uma mudança radical, deixando de parte os motores de combustão interna e assumindo-se como um modelo exclusivamente elétrico.

A NÃO PERDER: É o último a combustão e está mais potente. Conduzimos o renovado Porsche Macan
Porsche Macan EV fotos espia 2022 frente
© Razão Automóvel

A chegada ao mercado só vai acontecer em 2023, mas é possível que a sua revelação ainda aconteça no decorrer deste ano.

Contudo, importa lembrar que o Macan atual, com motores a combustão (que o João Tomé testou recentemente) vai continuar a ser vendido em paralelo com o modelo elétrico, mas só até 2024.

O que escondem estes protótipos?

Voltando aos protótipos que estão a cumprir os testes de inverno no norte do continente europeu, estes apresentam-se com as duas extremidades cobertas por camuflagem e mostram-se com faróis bipartidos, com as luzes diurnas no topo (com a assinatura típica da Porsche, com quatro pontos iluminados) e com os faróis principais mais abaixo.

Porsche Macan EV fotos espia 2022 perfil
© Razão Automóvel

De perfil, destaque para a suposta terceira janela lateral, presente no pilar C, ainda que isso seja uma clara tentativa dos responsáveis da Porsche de nos trocar as voltas. Também uma ilusão são as duas saídas de escape na traseira, uma vez que se trata de um modelo 100% elétrico.

LEIAM TAMBÉM: Taycan 4S Cross Turismo testado. Antes de ser elétrico, é um Porsche

E já que falamos da traseira, importa destacar o spoiler traseiro retrátil, e o óculo posterior, que parece ligeiramente mais inclinado do que na geração atual do modelo.

Porsche Macan EV fotos espia 2022 traseira
© Razão Automóvel

O que esperar?

Assente sobre a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), específica para modelos elétricos e desenvolvida a meias com a Audi, o novo Macan só deverá estar disponível na configuração de dois motores elétricos, o que lhe vai garantir sempre tração integral.

Porsche Macan EV fotos espia 2022
© Razão Automóvel

Os detalhes em torno da potência e da capacidade das baterias ainda não são conhecidos, mas podemos esperar uma gama vasta, com diversas propostas.

A NÃO PERDER: Testámos o Porsche Taycan Turbo S (761 cv). Impossível descrever este carro (c/ Nuno Agonia)

Basta recordar o que disse Michael Steiner, o responsável máximo pela engenharia na Porsche, há uns meses, quando revelou que o futuro Macan iria ter uma gama mais ampla do que o também 100% elétrico Taycan.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater