Notícias Wankel está de regresso à Mazda. Novo MX-30 híbrido plug-in revelado

Apresentação

Wankel está de regresso à Mazda. Novo MX-30 híbrido plug-in revelado

Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV é o seu nome completo e é o único híbrido plug-in do mercado equipado com um motor Wankel.

Mazda MX-30 R-EV
© Mazda

Já andamos a falar do regresso do Wankel pela Mazda desde 2018 e finalmente apareceu: dêem as boas vindas ao único híbrido plug-in do mundo equipado com um Wankel: o MX-30 e-Skyactiv R-EV.

Acaba de ser revelado no Salão de Bruxelas, que abre hoje as suas portas, com este híbrido plug-in (em série) a prometer até 85 km de autonomia em modo elétrico (mais de 100 km em cidade) e mais de 600 km com o contributo do gerador a combustão — um salto enorme quando comparado com os 200 km de autonomia que o MX-30 100% elétrico permite.

Vista transparente do MX-30 E-REV

O motor elétrico do MX-30 e-Skyactiv R-EV é o único que está ligado às rodas dianteiras — o Wankel serve apenas como gerador — e é alimentado por uma bateria de 17,8 kWh, sensivelmente metade da do MX-30 elétrico. Para alimentar o Wankel, a Mazda deu ao MX-30 um generoso depósito de combustível de 50 l(!).

Leiam também Mazda MX-30 carrega mais depressa mas continua a ser só para a cidade?

Ao contrário de outros híbridos plug-in, podemos carregar a bateria desta nova variante do MX-30 num carregador rápido (corrente contínua ou DC com potência de 36 kW), bastando 25 minutos para ir dos 20% de estado de carga aos 80%. Numa wallbox de 11 kW (corrente alternada ou AC) carregar totalmente a bateria leva 50 minutos. Para mais o carregador é bidirecional, o que permite alimentar outros dispositivos até 1500 W.

MX-30 mais potente

Além de trazer um gerador a combustão diferente de todos os outros, a Mazda aproveitou a ocasião para também dar ao motor elétrico mais potência do que aquela que encontramos no MX-30 elétrico.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV declara 125 kW (170 cv) e 260 Nm de binário, mais 18 kW (25 cv), mas menos 10 Nm que o MX-30 elétrico. Números que permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,1s — menos 0,6s que o elétrico — e atingir, tal como o elétrico, 140 km/h eletronicamente limitados.

Quanto ao pequeno gerador Wankel, de apenas 830 cm3, debita apenas 55 kW (75 cv) a umas baixas 4700 rpm e 116 Nm de binário às 4000 rpm. Se parece girar a poucas rotações, não nos podemos esquecer que a sua função será apenas a de gerador e, além do mais, as modestas rotações prometem um funcionamento silencioso.

A Mazda «batizou» o novo Wankel de 8C e caracteriza-se por ser muito compacto. O único rotor — desde o NSU Spider de 1963 que não havia nenhum automóvel com um Wankel de apenas um rotor — tem um raio de apenas 12 cm e uma largura de 7,6 cm.

O Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV declara um consumo em ciclo combinado (WLTP) de apenas 1,0 l/100 e emissões CO2 de apenas 21 g/km.

TÊM DE LER Mazda acelera transição para a eletrificação. Conheçam os planos

Edition R

A revelação do novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV trouxe também uma edição especial designada Edition R. Esta destaca-se pelo tejadilho em Maroon Rouge Metallic — uma referência à cor de tejadilho do primeiro automóvel da Mazda, o R360 Coupe — combinado com carroçaria em preto. O mesmo tom que podemos encontrar no interior.

A destacar ainda nesta Edition R o emblema identificativo desta versão — símbolo em forma de rotor — em relevo nos encostos dos bancos dianteiros e costurado nos tapetes.

Quando chega?

A Mazda Motor Portugal ainda não anunciou para quando se iniciará a comercialização do novo MX-30 e-Skyactiv R-EV, nem qual será o seu preço.

O mesmo não acontece noutros mercados europeus e em comum entre eles todos eles é o preço deste MX-30 híbrido plug-in ser equivalente ao do MX-30 elétrico.

a não perder Soa furioso. Este é o motor Wankel mais pequeno do mundo

Ou seja, se em Portugal o MX-30 elétrico tem preços a começar nos 39 mil euros, estimamos que o MX-30 híbrido venha também a ser comercializado por um valor similar.